Mais de 500 ciclistas participam do 1º Passeio Viana Bike

Um dia ensolarado e paisagens de cartão postal! Em meio à natureza da área rural de Viana, a história e cultura se misturaram à aventura de mais de 500 ciclistas de vários municípios da Grande Vitória e, também da região serrana, no 1º Passeio Viana Bike – Circuito Religioso, no domingo (22). Uma aventura cultural em cima da bike! Pelas igrejas centenárias do município, eles percorreram um total de 46 Km, saindo da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, passando por Jucu, Araçatiba, Pedra da Mulata e Peixe Verde, retornando à Viana Sede.

Da colina da Igreja Nossa Senhora da Conceição, os ciclistas partiram rumo às Ruínas de Belém, em Jucu, e de lá partiram para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba. Este trecho compreendeu 26 Km, ida e volta, que fizeram parte do percurso leve. Renata Valeriano, do grupo Layds e Brutos, de Cariacica, completou o percurso leve e foi embora feliz da vida. “O percurso foi muito tranquilo, completei em uma hora. Teve gente do grupo que continuou”, disse. E ela ainda completou: “Quem não conhece o trajeto, vale a pena conferir de perto”, concluiu.

Os pedaleiros mais experientes seguiram de Araçatiba para Pedra da Mulata, Peixe Verde, retornando para Viana Sede. Um trecho mais denso, com algumas subidas até à Igreja de São Sebastião, em Pedra da Mulata, e até à Igreja de Peixe Verde, retornando, finalmente, à Sede do município, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Com este trajeto, o percurso completou 46 Km.

O aposentado Edmilson Felix Andrade, que faz parte do grupo Gigantes do Pedal, saiu da Serra e se encantou com as belezas de Viana. “Não conhecia essas igrejas e foi uma oportunidade para conhecer a história do município”, disse. Da mesma forma, Zelber Mayfredo chegou ao fim da prova com a sensação de dever cumprido: “mais uma aventura para a lista e essa foi muito bem organizada”, disse.

E teve gente que não foi apenas com o grupo de pedal participar do passeio. Abel dos Santos levou a família que o aguardou retornar e comemorar com ele mais uma prova concluída. “Valeu muito a pena, além do esporte também valeu pena conhecer pontos turísticos de Viana”, concluiu.

Alimentos

Da aventura para uma ação social. Os mais de 500 ciclistas, que participaram do 1º Passeio Viana Bike, doaram cerca de uma tonelada de alimentos não perecíveis, destinados para a Associação ‘Os Vicentinos’, de Viana Sede. A instituição atende famílias carentes e os alimentos serão destinados para esta assistência dada a diversos moradores. Toda a doação já foi entregue aos responsáveis pela instituição no início da tarde de domingo (22).

A secretária de Comunicação Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, destacou que a ideia é dar continuidade e promover o Passeio Pedal Viana uma vez por ano. “O objetivo foi promover o ‘Circuito Turístico’ da cidade, para divulgar as igrejas históricas do município. Durante o pedal, os ciclistas conheceram o Circuito Religioso, que é um dos que estarão em nosso catálogo dos circuitos de Viana. Estamos finalizando o material e será lançado em breve”, destacou.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br