Talento e cultura no Teatro Municipal: Coral Jovem da Vale interpreta clássicos do rock

Ação faz parte do Cidade das Artes.

Clássicos como Wind of Change, de Scorpions; Dream On, de Aerosmith e Livin on Prayer, de Bon Jovi foram interpretados pelo Coral Jovem Vale Música, na última sexta-feira (20), no Teatro Municipal, em Viana Sede. A apresentação do grupo é mais uma das iniciativas do Programa Cidade das Artes, da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana. Alunos da rede municipal de Viana e moradores do município assistiram de graça ao concerto, que teve aproximadamente 50 minutos de duração.

O maestro Julliano Barcellos, destacou que o trabalho com o coral já reflete em uma transformação na vida dos jovens, que, são alunos da rede pública. “Os frutos que podemos ver é a transformação que a música traz para estes jovens, que, apesar de toda a dificuldade do dia a dia, tem todo interesse pelo que o projeto se propõe a oferecer. E eles são jovens do bem e são pessoas que tem um enorme futuro. É uma satisfação poder contribuir com tudo isso, como professor do coral”, disse.

Além do Coral Jovem, o projeto Vale Música também trabalha com corais infantil juvenil. “Esse coral jovem é o nosso coro principal, é um grupo que ensaia duas horas sempre uma vez por semana. Quando não estão na aula de coral eles têm acesso à teoria musical e, também, tocam instrumentos. Então são jovens que tem um bom entendimento de música, por isso é possível fazer um trabalho mais ousado, como o que apresentamos aqui em Viana”, destacou.

O professor pianista Matheus Cutini também participou do projeto Vale Música, que é coordenado pela produtora Júlia Sodré.

Vale Música

O Vale Música, uma iniciativa da Fundação Vale, é um programa que privilegia a linguagem universal da música e seus reflexos tanto no desenvolvimento humano ou social, quanto na geração de trabalho e incremento de renda. Existe uma conexão natural entre música e educação. No Vale Música, o objetivo é promover essa relação por meio do fomento ao ensino musical, valorizando as características culturais locais e abrindo caminho para a formação de grupos musicais, corais, bandas e orquestras. Atualmente, o Programa atende a 200 alunos, de 07 a 18 anos.

Ações

No ano de 2013, o projeto realizou um concerto em homenagem a Milton Nascimento, com a presença do cantor e compositor. Em 2014, fez várias apresentações na Grande Vitória com o “Concerto da Copa”. Já em 2015, o Coral realizou, juntamente com a Banda Sinfônica, o Concerto de Trilhas Sonoras de Filmes no Teatro da UFES, comemorando 15 anos do projeto. Também participou da XXII Edição do Festival de Inverno de Domingos Martins, apresentando-se no palco principal com o mesmo concerto, e do Festival Internacional de Corais, em Belo Horizonte, onde realizou intercâmbio artístico com o Projeto Social Inhotim Musical – MG.

O grupo também se apresentou na 16ª Edição do Encontro de Coros da UFES, realizando homenagem aos 70 anos do cantor e compositor Ivan Lins.  Em 2016 o Coral realizou importantes apresentações entre elas, uma homenagem a um dos fundadores da Bossa Nova, Roberto Menescal pelo seus 60 anos de carreira com a participação do artista e do pianista Gilson Peranzzetta.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540