Escolas participam de caminhada durante a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti

Cerca de 600 crianças das Escolas Municipais de Ensino Fundamnetal (EMEFs) Contantino José Vieira e Marcílio de Noronha e, também, do Centro Municipal de Educação Infantil Calypio Siqueira Rocha caminharam na manhã desta quarta-feira (25) pela Avenida Espírito Santo, principal via do bairro Marcílio de Noronha, para alertar toda a população ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A caminhada faz parte da Semana Nacional de Mobilização dos setores de Educação, Saúde e Assistência Social no Combate ao Aedes aegypti, que teve início da segunda (23) e segue até a próxima sexta-feira (27) em todo o país, durante a primavera, época que antecede a temporada de maior incidência das larvas do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Camila Valder, gestora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Viana, destaca que a mobilização é de extrema importância para conscientizar a população “O verão é a temporada que o mosquito mais gosta, pois tem muitas pancadas de chuvas e nem todos ficam alerta quanto à prevenção”, disse.

Hoje é dia de feira no bairro e, enquanto as crianças desfilavam, as agentes da vigilância distribuíram folheto explicativos sobre os cuidados que devemos ter em nossa casa, já que mais de 70% dos focos são encontrados dentro das casas da população.

O folheto tinha, ainda, um pequeno calendário para que seja anotado o dia da semana para o morador fazer uma varredura em seu quintal:  verificar caixa d’água, vasos com pratos, ralos, recipiente do motor da geladeira, manter as calhas sem folhas, todas as dicas que são importantes para alertar a população de que o mosquito só precisa de um pouquinho de água para que seus ovos se transformem em larva e evolua para o mosquito.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, entre 1º de janeiro e 14 de outubro, foram notificados 10.395 casos de dengue no Espírito Santo. Destes, 254 são casos graves e oito são óbitos sob investigação. No mesmo período, foram notificados 1.352 casos de Chikungunya, com um óbito confirmado, e 469 casos de infecção pelo zika vírus.

Desfile

Usando fantasias, as crianças do CMEI Calypio chamavam a atenção das pessoas que passavam na rua e também dos ônibus. Com faixas nas mãos, cartazes e muita alegria, as crianças caminhavam enquanto os professores, diretores e auxiliares gritavam fora mosquito, fora dengue ao som da Banda da EMEF Constantino José Vieira, que ditava o ritmo da caminhada.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540