Alunos participam de aula ao ar livre sobre Educação Ambiental

As crianças do 1º e 2º ano da EMEF João Paulo II Anexo, do bairro Nova Bethania, foram visitar o parque Rota das Garças, roteiro que já faz parte da programação das escolas de Viana. De acordo com a Pedagoga Marlene Pereira Ramos, essa visita é uma complementação de tudo que os alunos estão aprendendo durante este ano letivo. “Nós fizemos dois modelos de horta, uma normal, no chão e uma suspensa, trabalhamos com eles a coleta seletiva, separando o lixo úmido do lixo seco”, destaca.

O Parque Natural Municipal Rota das Garças abriga o Centro de Educação Ambiental onde as crianças das escolas do município aprendem muito sobre a preservação da natureza. Para Cíntia Candido, gerente de Educação Ambiental da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural as crianças aprendem muito mais quando estão vendo tudo o que eles costumam ler nos livros ou internet. “Aqui no parque, nós realizamos o passeio monitorado que é uma pequena aula sobre a natureza, onde mostramos de forma muito simples para o entendimento dos pequenos e dos alunos adolescentes, como podemos preservar a natureza e a importância de que cada um faça a sua parte”, destaca.

Durante a vista, os alunos tem a oportunidade de conhecer mais sobre consumo sustentável de água, coleta seletiva, compostagem e durante a visita, apresentamos a árvore Pau-Brasil, que deu origem ao nome do nosso país.

“Nós acreditamos que a cada visita, podemos levar mais consciência ambiental para as crianças, e eles por tabela, levam para dentro de suas casas, na conversa com seus pais ou responsáveis e assim educamos nossos alunos para serem cidadãos conscientes de que se não preservarmos o nosso planeta, não teremos futuro”, destaca a gerente de Educação Ambiental.

Visita cultural

Os professores aproveitaram a tarde para ensinar fora do território escolar. Ao descer do parque, os alunos da EMEF foram para a Casa da Cultura e Biblioteca conhecer a exposição “Um olhar além da inclusão” e ficaram surpresos quando viram a colega deles, Vitória Alves, em uma linda foto. Em seguida, eles foram para a Galeria de Artes Casarão e ficaram encantados com os quadros que o artista plástico Bruno Lima criou com figuras abstratas e com as figuras da cultura indiana feita com lápis de cor.

Para fechar com chave de ouro, os alunos visitaram a Locomotiva e tiraram uma bela foto de recordação.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br