Mais 500 alunos começam cursos de graça durante Aula Inaugural

Mais de 500 alunos compareceram ao Ginásio de Vila Bethânia na noite de quarta-feira (25) para a aula inaugural dos 17 cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda, o Gerar, em parceria com o Oportunidades, do governo do Estado. Para esta edição, o secretário de Desenvolvimento Social de Viana, Ledir Porto, destaca que as pessoas que recebem auxílio do governo vão receber vale-social no período do curso. “Para ter direito a este auxílio, o aluno classificado e matriculado deve comparecer ao Centro de Qualificação e solicitar encaminhamento para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde será realizada uma avaliação técnica para validar se o aluno pode receber o benefício”, disse.

A partir da Aula Inaugural começaram as aulas para as turmas dos cursos: Confeitaria Básica, Bolos Artísticos (2 turmas), Informática Avançada (2 turmas), Informática Básica, Preparação de Massas Caseiras, Preparação de Salgados, Panificação, Porteiro, Auxiliar de Logística e Produção, Cuidador Infantil, Cuidador de Idosos, Maquiador, Decoração de Festas e Design de Sombrancelhas.

O prefeito Gilson Daniel enfatizou que os alunos não devem perder a oportunidade da formação para o mercado de trabalho. “Eu sou a prova viva de que ninguém faz nada sozinho, aproveitem a oportunidade e não faltem as aulas. No dia da formatura, quero ver todos vocês aqui, com certificado na mão para ou ingressar no mercado de trabalho ou para iniciarem o seu negócio próprio”.

O prefeito ainda lembrou aos alunos que o município de Viana é o que mais cresce gerando renda e oportunidade para os moradores. "Esses cursos dão a oportunidade para quem quer mudar de profissão, quer aumentar a renda ou, ainda, ter uma certificação do seu trabalho, agregando ainda mais qualidade ao seu trabalho.

Programa Gerar

O Programa o Gerar visa ampliar as parcerias para continuar oferecendo oportunidades para o vianense. Além da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) estão entre os parceiros do programa.

São por meio de duas unidades que as ações do Programa são executadas: o Centro de Qualificação Profissional, que oferece diferentes tipos de cursos de qualificação e capacitação profissional, de forma gratuita para os moradores da cidade. “O prédio foi construído em uma antiga obra abandonada no centro da cidade. Hoje, o espaço se tornou referência em qualificação, com salas de inclusão digital, cozinha industrial entre outros espaços”, disse o prefeito Gilson Daniel.

O Gerar conta, também, com a Agência de Empregos, onde são realizados, diariamente, vários encaminhamentos para as vagas de empregos oferecidas pelas empresas parceiras do programa. O local funciona como uma central de atendimento aos moradores que buscam oportunidades de recolocação no mercado de trabalho. No local, os candidatos preenchem uma ficha de inscrição e, em seguida, são encaminhados para as oportunidades disponíveis.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br