Prefeitura e Incaper alinham ações a serem realizadas na Usina de Compostagem

Representantes do Instituto Capixaba de Extensão Técnica e Extensão Rural (Incaper) estiveram reunidos com a equipe da Prefeitura de Viana na última semana, alinhando ações a serem realizadas na Usina de Compostagem, que está com construção em andamento na Fazenda Experimental de Viana. A usina é uma parceria da Prefeitura de Viana com a Real Café e o governo do Estado. A área foi doada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O grupo volta a se reunir no início de dezembro já para programar a inauguração da usina.

Usina

Transformar toneladas de lixo orgânico em matéria utilizável na agricultura beneficiando os produtores rurais de Viana. Essa é a proposta da Usina de Compostagem. O processamento e os benefícios da usina instalada no município será feito a partir do processo de moagem do café, que resultará em três subprodutos: a borra de café, a palha de café e a cinza de café. Todos eles altamente com teor de potássio e cálcio, benéficos na adubação.

Por isso surgiu a ideia da união entre as três instituições: o Incaper, a Real Café e Prefeitura de Viana. Por meio do produto a ser gerado nesta parceria pela Usina de Compostagem, todos os agricultores do município que aderirem ao Programa Reflorestar Viana, poderão utilizar o produto para adubação, contribuindo, assim, também com a recuperação das nascentes. Os agricultores que aderirem ao programa terão custo zero. Se o produtor tem uma produção de café então ele vai ter acesso ao produto.

Processo na usina de compostagem

“A palha de café vai servir para dar o suporte de pré-secagem. Ela será o enchimento desse produto para que ele venha se tornar de 70% de umidade para 30%. Dessa forma, os agricultores podem usar no plantio ou em covas. No caso do Programa Reflorestar, os produtores usarão em covas. Já na cultura potencial agrícola de nosso município como café, banana, cana-de açúcar poderá será usado de forma de cobertura, ou seja, já na fase do plantio”, explica o supervisor da Fazenda Experimental de Viana, Afonso Carlos Valentim.

A cinza é outro subproduto muito importante que será usado para correção de solo. “Esse sistema conhecido como calagem (efeito de adubar a terra), que geralmente é feita com calcário, no nosso caso será usado a cinza que tem um efeito mais eficiente de correção, pois possui um teor bem superior de calcário, cálcio e magnésio”, afirma.

Produção

Segundo Afonso, a meta da usina é produzir 50 toneladas por semana do produto. O subproduto doado pela Real Café será entregue na usina por meio de uma logística feita pela Prefeitura. No local esse material passará por uma pré-compostagem durante 72 horas. Após esse período, o produto estará apto para ser entregue e distribuído para os agricultores e já utilizado.

O supervisor explica o reflexo que o município de Viana terá com o incentivo ao produtor rural, a partir da usina. “Dar ao agricultor a oportunidade de recuperar as nascentes, com o plantio de mudas, entre outras ações é uma forma de incentivar o agricultor que vai ter acesso a um produto com custo zero. E isso se torna um reflexo importantíssimo, que é, consequentemente, o aumento do volume de água que volta a se recompor na bacia do Rio Jucu”, explica Afonso.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br