Viana está no primeiro Festival de Música da Rota Imperial do Espírito Santo

Viana está no primeiro Festival de Música Instrumental da Rota Imperial do Espírito Santo, que liga Vitória a Ouro Preto, em Minas Gerais. Em Viana, a oficina de Luthieria será no sábado (04) e domingo (05), na Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede. Os interessados em participar das oficinas de criação de instrumentos devem ter mais de 15 anos e realizar a inscrição por meio do formulário online https://goo.gl/BbdnwH

Durante as oficinas, os participantes aprenderão a criar os instrumentos ukulele e violas com o artista e professor Fernando Secomandi. As oficinas em Viana continuam nos dias 11 e 12 de novembro, na Galeria de Artes, das 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

Rota Instrumental

“Rota Instrumental” é um projeto de formação musical que prevê oficinas de instrumentos musicais artesanais em cidades por onde passa a Rota Imperial do Espírito Santo, que, em 2016, completou 200 anos de história. A pretensão do projeto, além de realizar oficinas em algumas destas cidades, como Viana e Domingos Martins, é realizar apresentações musicais em patrimônios históricos tombados e marcos referenciais da Rota, como igrejas, museus e outros monumentos, encerrando com a proposição de um Festival de Música Instrumental da Rota Imperial, homenageando músicos instrumentais do Espírito Santo com uma comenda em uma noite de lançamento do projeto, em Vitória.

O objetivo da oficina é estimular o interesse pela música por meio da criação de instrumentos, valorizar e elevar a autoestima de artesãos capixabas, em especial os produtores de instrumentos musicais, despertar na população o sentimento de cidadania com seus direitos e deveres, estimular a conscientização musical, mas, também, proporcionar alternativas de obtenção de renda.

Durante as aulas, os participantes aprenderão os seguintes conteúdos:

1ª aula: O que é história, materiais, ferramentas e técnicas, física acústica (teoria)
2ª aula: Tipos de madeira, cortes, aproveitamento, questões ambientais (teoria)
3ª aula: Montagem do instrumento - planta, molde, formas (prática)
4ª aula: Montagem do instrumento - colagem de barras e dobras laterais (prática)
5ª aula: Montagem do instrumento - caixa de ressonância, braço e escala (prática)
6ª aula: Montagem do instrumento - caixa, braço e cavalete (prática)
7ª aula: Montagem do instrumento - acessórios, tarraxas e rastilhos (prática)
8ª aula: Montagem do instrumento - acordoamento (prática)

Rota Imperial

O percurso feito por tropeiros, ao levar mantimentos para outros Estados, a imigração europeia e o trajeto feito por Dom Pedro II mostraram que o Espírito Santo ainda tem muito a ser descoberto, além de ter muita história para contar. O resultado do projeto “Rota Instrumental” consistirá um evento de cunho musical, patrimonial e educacional de incentivo ao turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, reproduzindo caminhos abertos no início do século XIX.

O Festival

O objetivo central do Festival de Música Instrumental da Rota Imperial é, futuramente, promover a economia das diversas cadeias produtivas das regiões abrangidas pela Rota Imperial, por meio de evento musical que envolve os municípios e a promoção de ações para o aumento do fluxo turístico de modo a valorizar ícones de patrimônio cultural. A proposta é atrelar este objetivo central ao objetivo mais específico, que se resume em criar espaço de apresentação de músicos regionais, conferindo valor à Rota Imperial a partir de ícones musicais.

Assim, haverá contribuição para a difusão cultural das atividades de grupos da região e para o desenvolvimento do lugar. Trata-se da promoção da oportunidade de valorização e reconhecimento da riqueza cultural local, com ampliação do acesso na participação, oferecendo espaço para a descoberta de novos talentos na música.

O evento é uma realização de Matheus Moretti em parceria com a Caju Produções, com apoio da Prefeitura de Viana e Domingos Martins. O projeto é uma iniciativa apoiada pela Secult (ES) através do Edital Setorial de Música do Governo do Estado do Espírito Santo.

Calendário das Oficinas:

Viana

Datas: Sábado (04) e domingo (05) e dias 11 e 12.11

Local: Galeria de Arte Casarão, em Viana Sede

Horário: 8 às 12 horas e 14 às 18 horas

Vagas: total de dez vagas

Mais informações: 2124 6746

Domingos Martins

18/11, 19/11, 25/11 e 26/11

Local: Hotel Imperador

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira