Município e Associação Empresarial assinam TAC para garantia de acessibilidade

O município que tem avançado para garantir acessibilidade nos espaços públicos, busca também caminhar em conjunto junto à área empresarial para que pequenas e micro empresas também estejam totalmente acessíveis. Viana quer se tornar uma cidade acessível e ampliar ainda mais esse compromisso, garantindo que o cidadão, portador de alguma deficiência, possa ter acessibilidade em todos os espaços de uso coletivo do município. Neste sentido, um Termo de Ajuste de Conduta foi assinado na manhã desta terça-feira (31), junto ao Ministério Público, Câmara de Vereadores e à Associação Empresarial de Viana.

O objetivo é dar continuidade à garantia de que o cidadão possa utilizar, com segurança e autonomia, edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos. O comprometimento ao cumprimento das normas por parte das empresas será feito por ocasião do requerimento ou renovação de alvará.

Além do prefeito Gilson Daniel, também assinaram o TAC o promotor de Justiça, Itamar de Ávila Ramos; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Dias; o presidente da Associação Empresarial de Viana, Cairo Ottaiano Júnior; e a representante do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Viana (COMDIPEDEVI), Diuzelena da Silva Maioli.

Gilson Daniel destacou que o município tem se empenhado nas questões voltadas à acessibilidade, como o Plano de Mobilidade Urbana de Viana que está sendo elaborado. “É uma preocupação constante da administração garantir que todos tenham mobilidade nos espaços da cidade. Por isso, estamos no processo de elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, além de estamos integrados à Região Metropolitana na construção do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado Metropolitano da Grande Vitória (PDUI)”, disse.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br