Alunos de Jucu terminam atividades de incentivo à sustentabilidade junto à Polícia Ambiental

A equipe de Educação Ambiental do Batalhão da Polícia Militar Ambiental terminou nesta segunda-feira (06) o curso do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas) para os alunos do 5º e 6º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orestes Souto Novaes, em Jucu.

O programa é uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental e a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Viana e tem o intuito de instruir e preparar os alunos com um conhecimento mais abrangente e crítico sobre assuntos relacionados ao meio ambiente.

Os soldados Venâncio, Scárdua e Mattos trabalharam a conscientização ambiental dos alunos abordando os temas água, fauna, flora e resíduos sólidos. Ângela Maria da Fonseca é professora de Ciências dos alunos do 6º ano e destaca a importância de trabalhar este tema. “Nós trabalhamos esse tema durante todo o ano letivo e ter a Polícia Ambiental reforça ainda mais o que estudamos em sala de aula, funciona como um reforço para os alunos”, diz.

Pela manhã os alunos do 5º ano participaram do curso e se preparam para uma apresentação especial para o dia da formatura. Animados pelo soldado Mattos eles cantaram um reggae sobre sustentabilidade e prometem emocionar durante a apresentação para os pais na formatura.

Soldado Venâncio é o mais experiente do grupo e ressalta que a consciência ambiental deve ser incentivada. “Trabalhamos um conteúdo simples para que entendam e esperamos que 70 a 80% dos alunos levem essa questão a sério”, alerta.

Nenhum aspecto do que diz respeito à consciência ambiental foi deixado de lado. A soldado Scárdua alertou os alunos sobre os cuidados que devem ter com os resíduos sólidos e os recipientes que são dispensados no lixo. “Trabalhamos com eles a importância da consciência no dia a dia, seja na hora de descartar um vasilhame de vidro e lembrar que ele deve ser envolvido em jornal para que o gari, ao recolher, não se corte; seja na hora de jogar o óleo de cozinha e guardar em garrafa pet e entregar nos postos de coleta para fazer o sabão” destaca.

Formatura

Os alunos terminaram o curso nesta segunda-feira (06) e no próximo dia 24 de novembro será realizada a formatura com as turmas, às 18h30, com a presença dos pais e familiares. A diretora da EMEF Orestes Souto Nunes, Josiane Pedro da Silva, diz que este é o segundo ano que o Proefas realiza esse curso no município e a cada ano ela tem a certeza de que a conscientização está acontecendo. “Nós esperamos que os alunos sejam envolvidos e que entendam que precisamos cuidar da nossa casa, que é o planeta Terra”, afirma.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br