Artesãos fazem teste de habilidade para ter carteira de artesão

Isenção de ICMS, emissão de nota eletrônica fiscal avulsa no site da secretaria da Fazenda, compras no comércio com descontos, empréstimos em instituições financeiras do Estado, participar de feiras e eventos de artesanato estadual e nacional, participar de processo seletivo para ministrar cursos e oficinas de artesanato, bem como ter condições para participar de feiras. Esses são alguns dos benefícios concedidos a quem tem a carteira do artesão. E para ter esses direitos e aumentar a visibilidade dos seus trabalhos, os artesãos de Viana participaram estão fazendo suas carteiras de artesãos, junto à Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) em Vitória. A inciativa é da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Viana, por meio do Programa Cidade das Artes.

Durante o cadastro, as artesãs fazem  um teste de habilidades, que consiste em fazer na hora alguma peça do artesanato que elas produzem,  comprovando, assim, que realmente é um artesão. Rosângela Evangelista dos Santos é coordenadora estadual de artesanato da Setades e alerta sobre a importância de ter a carteira. “O artesão não faz qualquer coisa, ele cria um produto a partir de uma peça de madeira que, para nós, não tem valor nenhum e transforma em algo novo, inusitado. Ter a carteirinha do artesão é legitimar toda essa criatividade e é uma forma de gerar sua própria renda, dando valor ao trabalho que fazem”, disse.

Em Viana, os artesãos participaram de oficinas que trabalharam a criatividade, o design, a iconografia do município, a importância do acabamento como diferencial na hora de expor o produto, que é uma forma de ser destaque entre os outros.

Ilma Zanoni trabalha, como ela mesma diz, com tudo. Ela é moradora de Viana e trabalha com crochê, patwork, trabalhos a partir de filtros de papel e ficou muito feliz por ter sido aprovada para o cadastro de artesã. “Estou muito feliz por mais esta oportunidade, ter a carteirinha ajuda muito, agora vou poder levar meu artesanato para outros lugares e com isso, vou melhorar a minha renda”, destaca.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br