Sustentabilidade foi tema de Mostra Teatral em Viana Sede

Cultura e Educação juntas em prol da natureza. Esse foi o propósito da Mostra na Cidade, que foi realizada durante a tarde desta segunda-feira (13), no Teatro Municipal, em Viana Sede. Alunos de cinco escolas do município apresentaram peças teatrais com o tema sustentabilidade. O evento fez parte do Projeto Eco Viver, viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e patrocinado pelo Grupo Ecorodovias.

Segundo a coordenadora de Comunicação do Eco Viver, Claudia França, os professores de 15 escolas de Viana participaram, desde março deste ano, de workshops de capacitação sobre a metodologia do projeto e oficinas de teatro. Todas elas apresentaram as peças desenvolvidas em suas escolas, mas apenas cinco foram escolhidas para se apresentar na Mostra na Cidade. As selecionadas foram aquelas cujo roteiro mais se alinharam com os objetivos do projeto, que é promover ações de sustentabilidade por meio das artes cênicas.

Peças

Os alunos da EMEF Araçatiba, de Araçatiba, apresentaram a peça “Dona Chicota e a Horta”, que abordou a necessidade de cuidados com o meio ambiente, como jogar lixo nos devidos lugares, além da importância de cuidados com a alimentação.

Já a peça “O Pequeno Príncipe”, da EMEF Dorival Brandão, contou a história de um príncipe que viajou por diversos planetas e aprendeu diversos valores. Todos eles se resumem a um único conselho: cuidar da natureza é cuidar do planeta.

Os alunos da EMEF Dr. Denizard apresentaram um problema que a falta de cuidados com a natureza provocou: a poluição do Rio Formate, que passa pela cidade de Viana.

Sonhar com um futuro próximo, onde a natureza estará devastada, trazendo consequências para o ser humano, e sugerir transformações para um mundo melhor. Essa foi o tema da peça “Nina e seu despertar para a realidade”, desenvolvida pelos alunos da EMEF Marcílio de Noronha.

Já a EMEF Washington Martins contou, com a peça “O Mistério do Vizinho”, a história de um misterioso vizinho, que depois de um tempo passou a contar histórias sobre a natureza para crianças.

Ao final das apresentações, os alunos da cinco escolas assistiram a peça “O céu de Maria”, que contou a história de Maria, a filha da terra que descobre o dom de restabelecer o equilíbrio da natureza.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br