Aberta exposição 'Mulheres do Contorno ao Movimento'

Os alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adamastor Furtado, do bairro Universal, estão expondo os quadros que fizeram em sala de aula na Casa da Cultura, em Viana. Com o título de “Mulheres do Contorno ao Movimento”, os alunos recriaram quadros de mulheres de várias etnias inspirados no trabalho da artista plástica argentina, Romi Lerda, que tem como marca registrada de suas obras, mulheres das mais variadas belezas.

A professora de Artes Mayana Dutra trouxe as obras da artista para dentro da sala de aula, abordando a temática da diferença. “Eu gostei muito de trabalhar com eles pintando os quadros, pois, em primeiro lugar, é algo diferente que atrai o aluno e também é uma forma muito bonita de entender que cada um é o que é com suas diferenças”, disse.

Os quadros foram pintados com tinta guache e, para o aluno João Victor dos Santos, foi uma experiência positiva. “Eu gostei muito de pintar esse quadro. A professora ajudou muito e conseguimos fazer tudo certo”, destaca.

Marilena Pádua Lube Jaretta, diretora da EMEF Adamastor afirma a importância de trabalhar culturalmente os alunos. “Nós trabalhamos a arte em diversos aspectos com os alunos, temos a banda, a dança e fizemos esse trabalho maravilhoso que gerou essa exposição. É muito importante para o convívio escolar que os alunos entendam que cada um tem uma beleza, conscientizando e preparando eles emocionalmente contra o bulling que afeta muito nessa etapa da vida deles”, destaca.

A secretária de Educação, Esportes e Lazer Luzian Belisario destaca a importância de momentos como estes. “Em tempos de intolerância em meio a tanta diversidade, ver nossos alunos com tanto talento, ilustrando tantas mulheres lindas e tão diferentes umas das outras é emocionante, ao mesmo tempo em que indica que estamos trilhando um bom caminho, instruindo bem nossos alunos”, concluiu.

A artista Romi Lerda

Nascida em Córdoba, cidade mais populosa de Buenos Aires, num lugar chamado Laborde em 1977, Romina Lerda sempre gostou de desenhar. Em sua rede social, ela relata que seus colegas da escola a reconheciam por seu gosto pelo desenho. Participava de concursos e oficinas de arte e sempre se destacava. Estudou na Faculdad de Arte y Disenõ UPC, e mora em Buenos Aires.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540