Todas artesãs de Viana já contam com carteira do artesão

Um total de 18 artesãos de Viana agora contam a carteira de artesãos. Eles fizeram um teste de habilidade da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), comprovando a prática de artesãos. A iniciativa foi da Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo da Prefeitura, por meio do Programa Cidade das Artes.

A carteira traz vários benefícios como Isenção de ICMS, emissão de nota eletrônica fiscal avulsa no site da Secretaria da Fazenda, compras no comércio com descontos, empréstimos em instituições financeiras do Estado, participar de feiras e eventos de artesanato estadual e nacional, participar de processo seletivo para ministrar cursos e oficinas de artesanato, bem como ter condições para participar de feiras.

De acordo com a coordenadora estadual de artesanato da Setades, a carteira é muito importante para o artesão, ela trás benefícios para o artesão que encontra facilidades para comercializar o seu trabalho e condições para comprar o material para desenvolver a sua arte.

Ilma Zanoni trabalha, como ela mesma diz, com tudo. Ela é moradora de Viana e trabalha com crochê, patwork, trabalhos a partir de filtros de papel e ficou muito feliz por ter sido aprovada para o cadastro de artesã. “Estou muito feliz por mais esta oportunidade, ter a carteirinha ajuda muito, agora vou poder levar meu artesanato para outros lugares e com isso, vou melhorar a minha renda”, destaca.

O artesanato de Viana é bem diversificado, com artesãs que trabalham crochê, reciclagem, peças de cama, mesa e banho, peças em madeira e a cada dia, estão buscando inovação dentro desse mercado.

Artesanato de Viana é destaque nacional

A artesã Marlene Lopes Gama da Silva realizou seu sonho. É dela, a Nossa Senhora da Penha, peça que a apresentadora Ana Maria Braga, do mais Você, da Rede Globo mostrou durante o programa.

Marlene tem uma história de superação como a Ana Maria. As duas tiveram câncer e durante o tratamento, Marlene começou a fazer crochê como terapia e não parou mais. Começou a fazer a “santinha” e começou a sonhar com o dia em que Ana Maria visse o seu trabalho e conhecesse a sua história.

Esse dia chegou! Nesta segunda-feira (13), Ana Maria mostrou a santinha no seu programa. Foi um sucesso, tanto que até Suzana Vieira, elogiou.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br