Viana recebe prêmio do Inoves

A inclusão social de alunos surdos nas atividades escolares será premiada nesta sexta-feira (17), na Prefeitura, em Viana Sede. É que a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer de Viana receberá o prêmio Inoves 2016 graças ao desenvolvimento do “Projeto Libras – Mãos que Transformam” em escolas do município.

Segundo Gilciane Ottoni Pinheiro, gestora pedagógica, “esse reconhecimento é fundamental para vermos que é possível dentro de escolas públicas uma educação de qualidade e inclusiva”.  O projeto Língua Brasileira de Sinais, Mãos que Transformam foi o vencedor do Ciclo 2016, do Prêmio Inoves, na categoria 'Inclusão Social'.

Libras – Mãos que Transformam

O projeto “LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, mãos que transformam” surgiu da necessidade de promover a cidadania dos educandos com deficiências auditivas, matriculados nas escolas municipais de Viana, de modo a oferecer os aparatos necessários para aquisição do conhecimento e interação social. A partir disso, o objetivo é oferecer aos alunos ouvintes, profissionais das escolas, servidores públicos e munícipes, conhecimentos de LIBRAS, para a integração entre alunos surdos e pessoas ouvintes. Para tanto é oferecido, desde 2015, o curso por meio do “Momento LIBRAS” para alunos ouvintes e para funcionários de outras secretarias, à comunidade interessada, familiares e Polícia Militar, cursos com carga horária de 60 horas. Com isso, os resultados alcançados foram a capacitação de 150 pessoas e 750 alunos promovendo uma expansão da interação dos alunos surdos com os ouvintes da comunidade escolar e sociedade civil.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br