Núcleo do Gerar em Marcílio inicia atividades com aula inaugural para mais de 300 alunos

A tarde desta segunda-feira (20) foi especial para mais de 300 alunos. Uma aula inaugural marca o início das atividades do Núcleo de Marcílio Noronha do Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, em parceria com o Oportunidades, do Governo do Estado. O evento foi realizado na Igreja Cristã Filadélfia, no mesmo bairro.

A partir de terça-feira (21), começam as aulas dos cursos Auxiliar de Logística e Produção, Cuidador Infantil, Customização de roupas, Decoração de festas, Design de festas, Design de sobrancelhas, Fotografia, Maquiador, Maquiagem para festas, Recepcionista, Unhas decorativas.

Segundo o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, esses cursos foram escolhidos após uma análise do mercado de trabalho atual no Brasil e no mundo. Eles poderão ajudar os alunos a empreender. “O principal objetivo do Oportunidades é gerar renda. O primeiro objetivo específico é o mercado autônomo”, afirmou o secretário.

O prefeito de Viana, Gilson Daniel, ressaltou que a qualificação é só o começo e que os alunos poderão contar com o apoio da Prefeitura para abrir seu próprio negócio, por meio do Programa Nossocrédito. O financiamento, que varia de R$ 1.000 a 7.000, pode ajudar na compra de materiais, máquinas, equipamentos,etc.

“Nós juntamos o Nossocrédito ao Gerar e ao Oportunidades para poder dar a chance para as pessoas empreenderem. A gente fica feliz que é cada história de pessoas que saíram do curso, pegaram dinheiro. O Programa Gerar não é só qualificação profissional, é encaminhamento ao crédito é encaminhamento ao emprego”, salientou.

Waldira Ramos, de Marcílio de Noronha, será uma das alunas do curso Unhas decorativas. Ela é manicure há três anos e viu no Gerar uma oportunidade de oferecer um serviço ainda melhor para suas clientes. “Quero me aprimorar, me qualificar”, disse.

As amigas Ana Carolina Souza da Silva, Krisciani Nascimento de Souza e Islany Ramos Dondoni participaram da aula inaugural. Elas serão alunas dos cursos Design de sobrancelha, Maquiagem para festas e Unhas decorativas. “É uma renda entra. Tenho filho pequeno e não consigo trabalhar fora. Estou terminando o curso de design de sobrancelha em Viana Sede”, contou Krisciani.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540