Final do Campeonato de Corrida de Aventura e Montanha é domingo (26) em Viana

A grande final da 4º etapa do Campeonato Capixaba de Corrida de Aventura e Corrida de Montanha será realizada neste domingo (26), no município que é queridinho para quem pratica esportes de aventura: Viana. Os melhores atletas capixabas desta modalidade vão se aventurar no município, que é conhecido pela paisagem e alto nível de obstáculos.

O evento é realizado pela Federação Capixaba de Corrida de Aventura (FCCA) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer. “Nós escolhemos Viana para a final por conta da variedade de trilhas e morros e, também, por causa do Rio Jucu, já que temos canoagem como prova obrigatória”, destaca Bernad Grazziotti do Nascimento, diretor técnico da Federação.

A saída está marcada para às 8 da manhã para os corredores da categoria sub-15, com distância de 1km a ser percorrida. Os atletas da corrida de montanha e corrida de aventura largam às 8h30.

A largada será em frente a Prefeitura Municipal de Viana, praça Expedicionário Jerônimo Leite.

A competição é realizada em dupla ou quarteto que participam sempre juntos das provas de bike, corrida e canoagem. De acordo com o diretor da categoria, esse esporte não é difícil, mas exige muita técnica. Para a corrida de aventura serão 50 Km, já a corrida infantil será 1 Km e a corrida de montanha 12 Km.  “Os competidores tem que saber ler o mapa e ter noção de remo, por exemplo, caso contrário pode se perder na prova”, disse.

A prova

Grazziotti explica que corrida de aventura exige um atleta mais completo para a competição. “Os atletas recebem o mapa topográfico no dia anterior à prova e estudam um percurso que acharem melhor para fazer. Na corrida de aventura, não damos pistas, o competidor faz o seu trajeto, ele traça o seu próprio caminho”, destaca.

Inscrições e kit

Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar o site: www.fcca.org.br. O kit será entregue na sexta-feira (25), em Viana Sede. A organização informa que o kit é diferenciado. Para quem vai fazer a corrida de montanha, vai receber uma camisa 100% poliamida, número de peito e um chip de cronometragem. Os competidores da corrida de aventura recebem uma camisa 100% poliamida e o mapa topográfico.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540