Comissão começa visitas aos projetos semifinalistas do Inova Viana

A Comissão do Inova Viana começou a visitar os projetos semifinalistas. Dos 18 projetos selecionados, sete já foram visitados pela equipe. Na quarta-feira (29), três projetos foram avaliados pessoalmnete, são eles: o 'Viana Cidade Empreendedora'; o 'Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda', o Gerar'  (foto) e 'Agromais'.

O Inova Viana teve como inspiração o Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo, o Inoves, que já premiou projetos da Prefeitura de Viana, como o PMO Transparência, em 2014; o Reflorestar Viana, em 2015; e o Libras - Mãos que Transformam, em 2016. Por meio o Inova Viana, projetos inovadores de servidores públicos de Viana serão reconhecidos e premiados pela Prefeitura de Viana.

Na quinta-feira (30) a comissão visitou os projetos de quatro escolas, o CMEI Calypio Siqueira Rocha, de Marcílio de Noronha; e as EMEFs Denizart Santos, Euzélia Lyrio de Areinha e Francisco de Assis Pereira em Canaã.

A doutora em Educação e professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Edna dos Reis explica como é feita a avaliação. “A avaliação é realizada da seguinte formato : nós lemos os projetos e avaliamos o que tem de mais inovador, o que vai trazer mais retorno para o município, dentro do que a categoria que o projeto está inscrito exige e indicamos”, disse.

A professora afirma, ainda, que a avaliação é muito criteriosa e difícil. “Nós, da comissão, estamos muito surpresos com os projetos, o nível está muito alto, estamos muito felizes em ver como as pessoas estão se dedicando para levar algo melhor para Viana e isso é gratificante”, destaca.

Confira os projetos semifinalistas:

1 - ‘Viana, Cidade Empreendedora’

2 - ‘Homem que é Homem – Viana’

3 - ‘Programa Gerar’

4 - ‘Recicla Viana’

5 - ‘Musicalidade, Dança e Cidadania com a Banda Marcial’

6 - ‘Para Francisco! Viajando pelo Mundo da Leitura’, Educação Ambiental – Uma Prática Transformadora’

7 - Educação Ambiental: Uma prática transformadora’

8 - ‘Ações Sustentáveis para uma Educação de Qualidade’

9 - ‘Guardiões da Natureza em Ação’

10 - ‘Leva e Traz: Nossa escola lê’

11 - ‘Ler e Sonhar é só começar’