Feira de Negócios tem espaço para economia solidária

Além dos pequenos empreendedores e empresas de maior porte de Viana que estão  na Feira de Negócios, até o domingo (10), o evento também tem espaço aberto para a economia solidária.  Grupos de artesãos de toda a Grande Vitória estão representados no estande da Aderes, onde artesãos de Cariacica colocam seus produtos de artesanato e bolos e biscoitos, por exemplo, à venda.

Peças feitas em conchas, caixas de madeira artesanais, outros produtos feitos com a fibra da bananeira, são alguns dos que estão no estande, bem na entrada da Feira. Rose de Fátima da Silva representa o grupo de Cariacica e enfatiza que participar da Feira em Viana soma a tantos outros eventos que a economia solidária consegue estar inserida. “Participamos de outras feiras e, aqui em Viana, contar com mais espaço de divulgação nos ajuda muito”, disse.

Flávia Nadi, que é da Inclusão Produtiva de Viana, reforçou que os grupos se unem para um ajudar ao outro e, assim, movimentam as vendas das peças que produzem. “Fazemos rifas, ajudamos uns aos outros com materiais e, assim, fazemos com que as vendas sejam realizadas, movimentando a economia por meio do artesanato”, destacou.

A economia solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Enquanto na economia convencional existe a separação entre os donos do negócio e os empregados, na economia solidária os próprios trabalhadores também são donos. São eles que tomam as decisões de como toca o negócio, dividir o trabalho e repartir os resultados.

Doação de alimento

A equipe da Prefeitura também aproveita o evento para a camapanha de doação de alimentos, que farão parte do Banco de Alimentos e serão destinados para as famílias atingidas pelas chuvas nos últimos dias.

A Feira

Um espaço para encontro. A praça de alimentação é o point. Muitos amigos reunidos, tomando chopp gelado, comemorando a vida e prestigiando este grande evento que a Prefeitura de Viana por meio das secretarias de Comunicação, Planejamento e Meio Ambiente, prepararam com tanto carinho para o morador de dentro e fora do município.

A 1ª Feira de Negócios tem como apoio as seguintes instituições e empresas: Aderes, a Gráfica Jep, Multishow, Luvep, Distribuidora Pomar, Toscano, Real Café, Caderode, DAF, CBL - Desenvolvimento Urbano, a Scribo, a Tevisa, Sebrae, CDL – Desenvolvimento Urbano, Nutriave, Bandes, Argalit, Caixa Econômica, Termari, Bonguy, Extrafruti, Tecnocryo, Dumilho S.A, 40 Sabores e a Heringer.

Acompanhe a programação :

4ª feira

19 horas

ABERTURA OFICIAL (Lançamento dos Circuitos Turísticos de Viana)

Banda de Congo Mãe Petronilha

Araçatiba (Viana – ES)

Área cultural (Praça de Alimentação)

Richard Viana

5ª feira

19 horas

Orquestra de Violões Vem Tocar Comigo (Viana – ES)

20 horas

Rickson Maioli

Banda Puris

6ª feira

Grupo de Dança Italiano Piccoli Granelli

(Marechal Floriano – ES)

João Felipe e Raphael

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Pilger Der Hoffnung (Cariacica – ES)

Rian e Rodrigo

19 horas

Big Band EMHGB (Domingos Martins – ES)

20 horas

Amaro Lima

Programação de palestras

Dia

5ª feira

15 às 17 horas

Palestra “Seu Negócio no E-commerce”

Auditório central

Palestra “Promovendo minhas Vendas”

15 às 17 horas

Palestra Qualidade no Atendimento – Você seria seu próprio cliente?

Palestra "Conheça seus custos e despesas para formar o preço de venda"

19 horas

Palestra “Um panorama da situação dos convênios atuais e possibilidades de novos recursos para os municípios”

14 às 16 horas