Viana registra menor índice de mortalidade infantil da Grande Vitória

Viana registrou o menor índice de mortalidade infantil na Grande Vitória. De janeiro a outubro deste ano, foi contabilizado um coeficiente de 7,38 mortes por mil nascidos vivos, o que significa seis óbitos registrados no período. O número atende à recomendação tanto do Ministério da Saúde quanto da Organização Mundial da Saúde.

O secretário de Saúde Luiz Carlos Reblim enfatiza que "o Ministério da Saúde orienta que o índice seja menor que 20. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que ele seja menor que 10", disse.

“O momento mais delicado da vida de uma pessoa é quando ela é recém-nascida, porque ela não tem defesa no organismo. Temos que olhar com atenção para essa fase. Nossa taxa de mortalidade infantil é muito boa e estamos dentro do que a OMS recomenda. É um bom indicador que mostra que o sistema de saúde no município está funcionando”, destacou.

Para Reblim o dado é reflexo da ampliação dos serviços de saúde ao vianense, principalmente no atendimento às gestantes e crianças recém-nascidas. “Aumentamos a capacidade de atendimento à família e, nas Unidades de Saúde, as gestantes estão sendo melhor acompanhadas. Temos um dado importante: 70% delas, por exemplo, realizam sete consultas de pré-natal ao longo da gravidez. Quando a criança nasce, ela também recebe um melhor cuidado, com atendimento na unidade e vacinação", afirmou.

Segundo Reblin, as equipes de Saúde visitam as casas e passam orientações sobre os cuidados que devem ter e que, se tiverem algum problema, terão uma atenção mais rápida na Unidade de Saúde.

Gestantes

O atendimento às gestantes é feito em todas as unidades de saúde do município. “Cada Unidade delimita a sua população. Os agentes cadastram as grávidas, sabem quantas são, vão atrás delas, fazem busca ativa e agendam atendimentos para que elas realizem exames periódicos. É um grupo prioritário. "Damos uma atenção especial para ele”, explicou o secretário.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br