Projeto Meu Bebê auxilia mães de primeira viagem em Soteco

Desde a descoberta da gravidez até os dois anos de vida da criança. Em Viana, na Unidade de Saúde de Soteco, a equipe atende as gestantes por meio do Programa Saúde da Família (PSF),  que tem como objetivo auxiliar a gestante em todas as etapas durante o pré-natal, também, no início de vida do filho. Tudo de graça. Nesta sexta-feira (15) o grupo, que atualmente participa deste projeto, participou d euma programação especial.

Tudo começou com café da manhã e, em seguida, elas foram para a recepção da Unidade participar da oficina “O desenvolvimento do feto uterino”, com a enfermeira do PSF Tatiane Waiyn Scárdua. “Aqui na unidade nós conversamos com as mães sobre a mudança do corpo delas, o crescimento e o desenvolvimento do feto e esclarecemos as dúvidas que elas possam ter, auxiliamos, também, no planejamento familiar com palestras e distribuição de preservativos e contraceptivos orais normais e os contraceptivos para lactantes.

A coordenadora da Unidade de Saúde, Neuza Hastenreiter, afirma que o programa está com 34 gestantes cadastradas. “Nosso objetivo aqui é acompanhar essas mães e ajudarem elas a se prepararem para a chegada da criança física e emocionalmente”, disse.

Em Soteco, as mamães de “primeira viagem” ou não, são atendidas e passam por uma triagem e, a partir daí, fazem acompanhamento com enfermeiras e participam de rodas de conversas onde dialogam abertamente sobre as questões que estão passando, os preparativos e mudanças para a espera do bebê que vai chegar.

O primeiro filho

Miguel está previsto para chegar ao mundo em março de 2018 e Kettiny do Carmo Sousa, auxiliar de serviços gerais, conta que a gestação não foi planejada. Mas ela é felicidade pura! “Eu não planejei a vinda do Miguel, mas, hoje, muito feliz. estou fazendo o acompanhamento aqui na Unidade desde quando descobri a gravidez e está tudo bem com ele e comigo. Já comprei o enxoval e, agora, é esperar a hora dele nascer”, destacou a grávida, que está com uma barriga linda de sete meses.

Pré-natal

As gestantes atendidas na unidade fazem pré-natal, bem como teste rápido que diagnostica doenças sexualmente transmissíveis como hepatite B e C, sífilis e HIV. A carteira de vacinação também á atualizada com as vacinas solicitadas para o período gestacional.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br