História de Araçatiba é tema de livros

Araçatiba, comunidade quilombola de Viana, foi parar nas páginas dos livros:“Araçatiba: Patrimônio e Cultura” e “Araçatiba: Arte e Cultura”, ambos de José Cirillo. As obras são relatos da história da comunidade, que já foi fazenda e refúgio para negros escravizados, contada por quem mais entende do assunto: os moradores do local.

As duas publicações - um livro, voltado para o público adulto, como professores e pesquisadores, e um albúm de figurinhas, especialmente para crianças - são resultados de cerca de seis anos de pesquisa de campo do  Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da Uiversidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O lançamento das duas publicações foi realizado no domingo (17), no pátio da Igreja Nossa Senhora da Ajuda, em Araçatiba, durante a fincada do mastro de São Benedito.

Durante esse período, os estudantes de vários cursos da instituição frequentaram a comunidade, entrevistaram os moradores e pesquisaram objetos e vestígios da história de Araçatiba. Uma das principais fontes para as publicações foi Dona Nini, que detém o título de guardiã da memória de Araçatiba. A senhora de 86 anos é uma das herdeiras das terras de Sebastião Vieira Machado, proprietário da fazenda que deu origem ao bairro.

Segundo Janne Coutinho, filha de Dona Nini e autora do prefácio do livro “Araçatiba: Patrimônio e Cultura”, o trabalho do grupo de pesquisas foi proveitoso. “A comunidade reagiu bem à pesquisa e interagiu com os pesquisadores. Ficamos muito ansiosos para ver o resultado”, afirmou.

Os livros “Araçatiba: Patrimônio e Cultura” e “Araçatiba: Arte e Cultura” não serão vendidos. Eles serão distribuídos para moradores, professores, pesquisadores, pessoas interessadas, e para a rede de ensino do município.  ​

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira