Manejo para evitar doenças causadas pelo Aedes aegypti é tema de palestra para equipes da Saúde

A Secretaria de Saúde de Viana por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Básica realizou nesta terça-feira (19) capacitação sobre Manejo Clínico das Arboviroses que são: febre amarela, dengue, zika e chikungunya. O público-alvo da capacitação foram médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades de Saúde do município.

O que é o arbovírus?

O arbovírus é um vírus transmitido por mosquitos. O termo é usado para identificar os vírus que são de diferentes famílias, mas que podem ser transmitidos por mosquitos como, por exemplo, a dengue.

A palestrante Theresa Cristina Cardoso da Silva é médica sanitarista e infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), integrante do grupo Técnico do Programa Estadual de Controle das Arboviroses.

“A capacitação é uma oportunidade de alinhar com os servidores da Saúde sobre os sintomas principais e, também, aqueles sintomas que podem confundir ou maquiar a doença”, destacou Theresa.

A gestora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Maria Angélica Callegário Vieira  afirma que, para evitar proliferação do mosquito é preciso manter cuidados importantes como "os hábitos de limpeza nas calhas, evitar acumular lixo, bem como recipiente que deixem água parada, isso ajuda a eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue", por exemplo.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br