Procon Viana dá dicas para viagens durante as férias escolares

O Ano Novo está batendo à porta e este é um período do ano em que muitos aproveitam as férias escolares para curtir um passeio fora durante a viagem em família. É preciso ficar atento para não ter transtornos que atrapalhem o momento tão esperado ao longo de todo o ano: o do descanso. O Procon de Viana aproveita para trazer algumas dicas que devem estar na cabeça antes de arrumar as malas.

É importante avaliar o tipo de ‘pacote de viagem’. Os individuais são mais indicados quando a preferência é liberdade nas programações dos roteiros. No caso das excursões, o consumidor deve ficar atento aos roteiros e horários que são fixos, valendo também checar o número de pessoas que compõem o grupo. Além disso, a pesquisa de preços é fundamental.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor a oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem. No caso de viagens internacionais, o consumidor deve ficar atento para as questões de câmbio de moedas, pois isso afeta decisivamente nos gastos.

Nas compras realizadas com cartão de crédito, a conversão será feita para pagamento em real na data de vencimento do fechamento da fatura. Vale, portanto, verificar a conveniência de optar por outras formas de pagamento e, também, da aquisição antecipada de bilhetes e entradas de shows, eventos, parques e teatros. Uma dica importante é que todos os acordos estejam especificados em um contato, tudo deve estar escrito.

Segundo o responsável pelo Procon Municipal, Antônio momento atual que tudo é via on line, informo que o consumidor ao fazer reservas e pagamentos online, como garantia, o consumidor deve imprimir todos os comprovantes e documentos que demonstrem o pagamento, além da programação de pacotes.
A importância dos demonstrativos é para que o consumidor tenha maior segurança.

Atendimento à população

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Augusto Sodré / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540