Procon de Viana dá dicas para compra de material escolar

Lápis, borracha, caderno... 2018 já começa com uma tarefa para os pais com filhos em escola particular: a compra do material escolar. Por isso, o Procon de Viana dá dicas para a compra desses itens. Para o gerente do Procon Municipal, Antônio Klipper, a compra do material escolar é sempre uma dor de cabeça para o consumidor e, por isso, é necessário uma série de cuidados para não criar dívidas e problemas logo no início do ano.

“É preciso fazer um levantamento de preço e produtos. Se possível, realizar essas compras de forma coletiva, para conseguir descontos maiores”, disse. Se o objetivo for gastar pouco, o ideal é evitar levar as crianças, para que elas não sejam atraídas pelos 'produtos da moda'. “Se está procurando algo mais em conta, evite materiais com imagens de personagens, logotipos, acessórios licenciados, porque estes são geralmente os com preços mais elevados”, aconselhou.

As lojas de material escolar costumam estar cheias no início de ano e, na pressa, muitas pessoas até se esquecem de pegar a nota fiscal, o que não deve acontecer. “É preciso ficar atento. Ela deve ser emitida pelo fornecedor e constar tudo aquilo que foi comprado, com a descrição do produto, seu respectivo valor e quantidade. Exija a nota fiscal!”, ressaltou o gerente do Procon de Viana, Antonio Klipper.

Uniforme

É preciso atenção também na compra do uniforme escolar. Segundo Antonio Klipper, a instituição deve informar os estabelecimentos que comercializem os uniformes. É proibida a venda em único local. “Outro ponto importante é que o uniforme escolar não pode sofrer alteração de modelo em período inferior a cinco anos da adoção, o que é expresso na Lei 8.907/94”, concluiu.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira

Tels: (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540

E-mails: comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br