Saúde da Família atinge 100% de cobertura no município

Viana continua com boas notícias na área de saúde. Desta vez o dado positivo vem do Estratégia Saúde da Família. O programa atingiu 100% de cobertura no município. Todas as unidades de Saúde de Viana contam com uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agente comunitário.

Segundo a gestora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde Maria Angélica Callegário Vieira, o programa funciona da seguinte forma: os agentes comunitários cadastram as famílias da região de cada unidade de saúde e visitam cada uma delas, identificando casos de gravidez, se os membros da família têm alguma doença, como hipertensão e diabetes, e se é necessário o atendimento em domicílio.

Para o secretário de Saúde de Viana, Luiz Carlos Reblim, esse atendimento interfere diretamente na saúde do município, visto que as equipes realizam também um trabalho de orientação e educação com as famílias, fazendo com que as pessoas adoeçam menos. Além disso, as gestantes são atendidas com toda atenção necessária pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Elas fazem o pré-natal e depois do parto as crianças também são atendidas pelas equipes das unidades de saúde.

“Isso levou Viana a ter a menor taxa de mortalidade infantil da Grande Vitória: 7,38 que está dentro do que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, que é no máximo 10”, observou.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br