Saúde orienta gestantes da US de Vila Bethânia

A gravidez é um momento marcante na vida de uma mulher. E, para que essa fase seja melhor aproveitada, é necessário muito cuidado durante os 9 meses. Por isso, a Unidade de Saúde de Vila Bethânia proporciona às gestantes do bairro um acompanhamento durante toda a gravidez.

Assim que a mulher descobre que está esperando um bebê, ela vai à unidade, faz todos os exames, é cadastrada e agenda a primeira consulta do pré-natal. As consultas são realizadas uma vez por mês e, para garantir a saúde da mamãe e do bebê, são necessárias no mínimo seis encontros entre a grávida e o médico.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Saúde de Vila Bethânia, Michelli Forechi, a grávida também participa de um grupo de gestante, também realizado mensalmente. O objetivo é proporcionar conhecimento para as futuras mamães.

O grupo discute temas como a importância do pré-natal, amamentação, cuidados com o bebê, as dificuldades da maternidade e vacinação, por exemplo. Quando o bebê nasce, a equipe da Unidade de Saúde visita mãe e filho logo na primeira semana, a fim de orientar e esclarecer quaisquer dúvidas. Segundo Michelli, esse acompanhamento é realizado até dois meses de idade da criança.

Ela acredita que todo esse cuidado – desde o momento que a mãe descobre que está grávida até os primeiros meses de vida da criança – é um dos fatores que levaram Viana a ter o menor índice de mortalidade infantil da Grande Vitória de janeiro a outubro de 2017. Foi registrado um coeficiente de 7,38 mortes por mil nascidos vivos, o que significa seis óbitos registrados no período. O número está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de dez.

“Trabalhamos com o pensamento de prevenir para que não aconteça ”, ressaltou a coordenadora da Unidade de Saúde de Vila Bethânia.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br