Aula inaugural marca início das atividades no núcleo do Gerar em Canaã

Mais 300 alunos participaram na noite de quinta-feira (08) da aula inaugural que deu início às atividades no mais novo Núcleo de Qualificação Profissional no município, localizado em Canaã. O evento foi realizado na Primeira Igreja Batista de Canaã, onde passa a funcionar o núcleo, e reuniu os candidatos selecionados nos cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar, em parceria com o Programa Oportunidades, do Governo do Estado.

Agora, além do Centro de Qualificação Profissional de Viana Sede e do Núcleo em Canaã, o Gerar conta, també, com um Núcleo de Qualificação em Vila Bethânia. De acordo com o prefeito Gilson Daniel, o objetivo é levar para cada comunidade um núcleo de qualificação para facilitar que todos os moradores de Viana tenham a oportunidade de aproveitar os cursos que são oferecidos no município.

“O Gerar é um programa que realiza sonhos. Além da qualificação por meio desses cursos, oferecemos diversas bolsas de estudo para ensino superior, oportunidades em cursos técnicos. Temos também nossa agência de empregos, onde buscamos com as empresas parceiras do programa vagas de emprego para os vianenses desempregados. Estamos investindo em obras, mas também no cidadão”, disse.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, disse que o momento de crise em que o país vive favorece o empreendedorismo, uma vez que existe uma queda acentuada nos empregos formais no país. “A qualificação é importante para aproveitar as oportunidades que irão surgir no final da crise”, salientou.

Quem já está ansiosa para iniciar as aulas é a dona de casa Dolores Paixão. Ela foi uma das candidatas selecionadas para o curso de Design de Sobrancelhas e revelou quais são seus planos após o termino do curso. “Quero me profissionalizar para poder abrir meu próprio negócio no futuro”, afirmou.

Cursos Núcleo Canaã

Os 300 alunos selecionados darão início as aulas dos cursos oferecidos no núcleo de Canaã. As qualificações são para Almoxarife, Porteiro, Recepcionista, Auxiliar de Rotinas Administrativa, Fotografia, Design de Sobrancelha, Cuidador de Idosos, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Logística e Produção, Confeitaria Básica, Preparação de Salgados, Doces para Festas.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br