Saúde alerta: na estação mais quente do ano use protetor solar todos os dias!

As férias escolares e o Carnaval acabaram mas a estação mais quente do ano ainda está firme e forte, com altas temperaturas. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados com a pele e o uso fundamental do protetor solar, na praia e, também, no dia a dia.

Segundo a gerente de Vigilância Sanitária Flávia Riegert, o protetor solar é necessário para se proteger dos raios ultravioletas (UV). O fator de proteção (FPS) deve ser de no mínimo 15. “Esses raios invisíveis penetram na pele e podem provocar queimadura solar, envelhecimento precoce, câncer de pele, além de danos aos olhos”, afirmou.

Para se proteger desses raios nocivos, é necessário aplicar o protetor solar na pele 30 minutos antes da exposição ao sol. Todos, até os mais resistentes à água, devem ser reaplicados após duas horas de exposição contínua ao sol, após nadar ou mergulhar, depois de se secar com a toalha, de praticar exercícios físicos e de suar excessivamente.

“É fundamental passar o protetor em áreas mais vulneráveis, como orelhas, pescoço, nariz, pés e mãos”, lembrou Flávia. Para se proteger ainda mais do sol, também é recomendável usar óculos de sol, chapéu com abas largas que protejam pescoço e orelhas, protetor labial e roupas de tecidos leves.

"Todas as pessoas, independentes de raça ou etnia, sofrem com a exposição solar. Os raios UV são refletidos em superfícies como concreto, areia e água. Então as recomendações  servem para quem está na sombra ou debaixo do guarda-sol", alertou.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br