Professores da rede participam de formação continuada

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer realizou nesta sexta-feira (23) a primeira etapa do iclo de Formação Continuada em Serviço sobre a nova disciplina Conhecimento Complementar (COC). A atividade foi realizada no Centro de Qualificação da Secretaria de Educação, em Vila Bethânia e segue até terça-feira (27).

O curso ministrato pelo palestrante Rodrigo Silva é voltado para professores dos 4º e 5º anos, pedagogos e diretores das escolas do município e que tem como objetivo melhorar o aprendizado das crianças, trabalhando de forma interdisciplinar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

A coordenadora pedagógica Gilciane Ottoni destaca que essa nova disciplina vai preparar o aluno para além da grade curricular. “O nosso objetivo é ajudar o aluno a enfrentar as questões sociais vividas no dia a dia, mas que podem começar dentro do ambiente escolar, como o bullyng, por exemplo”, destaca.

O COC trabalha os eixos linguagem verbal e não verbal; raciocínio lógico matemático e formação social. Dentro dos eixos, para os alunos do 1º, 2º e 3º ano o trabalho começa com a literatura infantil ou leitura de deleite; as experiências matemáticas, produção textual, alfabetização, cooperativismo, educação para a paz, jogos e brincadeiras e atividades teatrais e musicais.

Para os alunos do 4º e 5º ano o trabalho em sala de aula é voltado para despertar o aluno para as leituras de diferentes gêneros textuais, desafios matemáticos, produção textual, empreendedorismo social, educação financeira, jogos e brincadeiras e caderno Aprova Brasil.

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br