Teste do pezinho: um cuidado necessário no início de vida do bebê

Basta um furinho no calcanhar e algumas gotinhas de sangue para fazer o teste do pezinho. O exame é simples mas muito eficaz em diagnosticar doenças que atingem o metabolismo, infecções e de origem genética. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja feito entre o 3º e o 7º dia após o nascimento do bebê. As Unidades de Saúde do município realizam esse exame gratuito em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Para fazer o teste do pezinho as mamães ou responsáveis devem comparecer até à Unidade de Saúde mais perto da sua residência, com a caderneta de vacinação que contém os dados e a certidão de nascimento. De acordo com a diretora executiva da Vigilância em Saúde Camila Valder, é muito importante fazer esse exame no seu território de saúde.

“Normalmente as mães que chegam à Unidade para fazer o exame já são acompanhadas pela nossa equipe de saúde, com isso conseguimos dar continuidade ao atendimento que começamos no início da gestação e iniciamos com a criança”, afirma.

A diretora destaca, ainda, que se alguma mãe precisar fazer o exame no filho, mas não pertence àquele território de saúde, pode fazer o exame da mesma forma. “Nosso objetivo é dar continuidade ao atendimento prestado durante o pré- natal, por isso é importante manter as consultas na mesma Unidade de Saúde”, informa.

Consultas do bebê

O Ministério da Saúde recomenda que sejam feitas sete consultas de rotina no primeiro ano de vida da criança na 1º semana e no 1º, 2º, 4º, 6º, 9º e 12º mês de viada. No segundo ano de vida da criança o recomendado são duas consultas, com um ano e oito meses e ao completar dois anos. Daé em diante, as consultas passam a ser anuais e de acordo com a necessidade.

A diretora Camila explica que essas faixas etárias são selecionadas pois representam momentos de oferta de imunização e de orientação de promoção de saúde e prevenção de doenças.

Saiba onde fazer o exame do pezinho em Viana:

US de Primavera – sexta feira de 13 às 15 horas

US de Bom Pastor - terça-feira 08:00 às 10 horas

US de Nova Bethânia - segunda a sexta-feira de 8 às 11 horas

US de Universal - segunda a sexta-feira de 7h30 às 10h30

US de Viana Sede - terça-feira e quinta-feira de 8h às 11h horas

US de Areinha - segunda, terça, quarta e sexta-feira de 13h às 13h30

US de Vila Bethânia - segunda a sexta-feira de 7h30 às 11 horas

US de Marcílio de Noronha – segunda a sexta-feira de 07h às 15h30

US de Morada de Bethânia – faz exames com agendamento

US de Jucu – toda quarta-feira de 13h às 15h30

Informações à População