Programa Gerar capacita mais de 3.400 pessoas

Um cenário de transformação e oportunidades. A aposta é garantir qualificação e apontar, assim, para caminhos na geração de emprego e renda para o cidadão vianense. Mais de 3.400 pessoas já foram qualificadas de graça em cursos oferecidos pelo Programa de Qualificação, Geração de Emprego e Renda para o Vianense, o Gerar. As aulas são oferecidas no Centro de Qualificação Profissional, em Viana Sede,num prédio construído onde, antes, havia uma obra abandonada há anos.

Além de garantir qualificação para um emprego ou para empreender, o Gerar está mudando a vida de muito mais vianenses. É o sonho da faculdade realizado é o emprego tão aguardado conquistado! O Programa, que iniciou há pouco mais de um ano, funciona, atualmente, com a Agência de Emprego, o Centro de Qualificação Profissional e o Núcleos de Qualificação nos bairros Marcílio de Noronha, Vila Bethânia, Nova Bethânia e Canaã.

Em busca do diploma nas faculdades ou em um curso de nível superior hoje já são 618 bolsistas. O foco são os moradores inscritos no CadÚnico, direcionando-os , ainda, para vagas de estágios. Do total de bolsistas atendidos hoje, 175 são do Cad Único e, deste montante, 56 conseguiram a vaga para estagiar na área. As aulas são em faculdade parceiras como a Fesav, a FAEV e a Pio XII.  “O foco desta gestão é mudar a vida das pessoas, oferecendo formação e oportunidades para o mercado de trabalho. Temos alcançado nosso objetivo. Muitas famílias passaram a ter a sua renda por meio do aprendizado obtido noscursos e isso tem fomentado o empreendedorismo em muitos”, disse o prefeito Gilson Daniel

O Programa Gerar tem sido a ponte entre o morador e o mercado de trabalho. As atividades são desenvolvidas em duas unidades:  uma é o Centro de Qualificação Profissional e a outra é a Agência de Empregos, também localizada na sede do município. Em apenas nove meses de funcionamento, já são quase oito mil cadastros feitos na agência, sendo somente do Cad Único mais de três mil pessoas. Foram encaminhados para vagas de emprego quase 700 pessoas, sendo beneficiadas mais de 160 do CadÚnico.

Geração de emprego

Viana também tem o melhor saldo acumulado na criação de empregos na Grande Vitória, à frente de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. De janeiro a outubro de 2017, 210 empregos foram gerados no município, que também registrou um salto recorde no número de microempreendedores: 389% de crescimento no período de 2012 até 2017. Somente de 2016 para 2017, 600 microempreendedores individuais foram formalizadas. O prefeito de Viana, Gilson Daniel, destaca que a integração com o comércio e empreendedores locais foi reforçada.

“Trabalhamos com várias ações de fomento ao empreendedorismo, por entender que esta é a base da economia local. Hoje, com o Programa Viana Empreendedora, o município avançou no fomento ao empreendedorismo. O cenário de crise econômica tem sido superado pelos pequenos empreendedores. O ano de 2017 fecha com mais de R$ 2,4 milhões de créditos feitos pelo Nossocrédito, ultrapassando o valor do mesmo período do ano passado.  Em apenas cinco anos superamos os números dos dez anos anteriores: de 2013 a 2017 foram R$ 13 milhões, passando à frente dos R$ 8 milhões em créditos aprovados anteriormente”, afirmou Gilson Daniel.

Informações à População

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
Tels:  (27) 2124-6701/ Plantão Assessoria de Imprensa: (27) 99822 2540