A vida de Cristo - da criação do mundo à ascensão ao céu: 40 anos de emoção!

Durante a Semana Santa, nos dias 29 e 30 de março, o espetáculo “A vida de Cristo: da criação do mundo à ascensão ao céu” será encenado no alto da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, a partir das 19h30. Será a quadragésima vez que o Grupo Teatral Vianense (GTV) apresentará a história da vida e morte de Jesus Cristo. Adair José Gava, diretor artístico da peça, participa desde a primeira edição e tem muito a contar sobre esses 40 anos.

A última edição, realizada em 2017 e que atraiu mais de seis mil pessoas, contou com iluminação, sonorização e atores vestindo belos trajes. Mas não foi sempre assim. “O grupo surgiu em 1978. Eu e mais dois colegas estávamos na praça em Viana Sede e pensamos que precisávamos fazer algo na Páscoa e que poderíamos fazer uma encenação. Juntamos com algumas pessoas e fizemos uma coisa pequena. Cada um comprou sua roupa. Foi uma coisa muito simples, não tinha nada de sofisticado. A peça foi realizada sem microfone, sem som, sem iluminação”, lembrou Adair.

A divisão atual do espetáculo em dois dias começou em 1996. No primeiro dia, é mostrada a criação do mundo aos vendilhões e a entrada de Jesus à Jerusalém, já no segundo, a realização da última ceia, passando pela crucificação à ascensão de Jesus ao céu). Na primeira vez, o grupo apresentou desde a Ceia Pascal até o sepultamento. “Depois fizemos a ressurreição. Fomos, cada vez mais, aprimorando e vendo o que podia ser acrescentado”, contou.

Em 1978, apenas 50 pessoas participaram da peça. Em 2017, foram cerca de 400 integrantes. Para Adair, a encenação da vida, paixão e ressurreição de Jesus Cristo em Viana se tornou uma das maiores do Espírito Santo. “Isso foi possível porque o gosto das pessoas pela apresentação aumentou. Elas gostaram de participar, de assistir. O espetáculo, a cada ano, fica maior, melhor e mais bonito”, afirmou.

Além de diretor artístico, Adair faz há 40 anos o papel de Pôncio Pilatos e fez, no ano passado, o papel de João Batista, e não pensa em parar tão cedo. “Eu sinto uma força, uma inspiração muito grande nessa peça. Eu não aguentaria ficar só assistindo. Quero participar, quero me envolver, repassar tudo que eu sei para os outros. É algo muito gratificante”, finalizou o morador de Viana Sede.

A vida de Cristo: da criação do mundo à ascensão ao céu

Dias: 29 e 30 de março

Horário: 19h30

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede