Viana participa de Campeonato Rural de Futebol Amador

O município de Viana recebeu nesta semana material esportivo para o Campeonato Rural de Futebol Amador, além de cadeiras de rodas para paratletas das modalidades atletismo, basquete e rúgbi. A equipe do Esportes de Viana participou da entrega, realizada na Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport), em Vitória, na quarta-feira (21). O campeonato é uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal.

O campeonato começa neste sábado (24) e Viana já tem data para entrar em campo. A seleção vianense enfrenta o time de Vargem Alta, no dia 1º de abril (domingo).  Foram adquiridos kits para os jogadores: cada time recebeu uma caixa contendo 44 uniformes completos com camisa, calção e meião; cinco bolas e duas redes.  "Este é mais um incentivo ao esporte do município. É a continuidade ao fomento do esporte nas comunidades", disse o gestor de Esportes de Viana, Gilmar Mariano.

Campeonato Rural

Quando o assunto é futebol, ninguém entra em campo para perder. De acordo com o diretor do Departamento de Esporte de Pinheiros, Carlos Roberto Soares, os times estão se preparando. “Todos estão se dedicando para a competição, e estamos animados por temos no nosso time um campeão municipal de futebol amador, o que incentiva muito os outros jogadores”, destaca.

O torneio é regionalizado e disputado em sistema de mata-mata. A decisão do terceiro lugar e a final será realizada no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no dia 16 de junho. O regulamento afirma que apenas os jogadores amadores, acima de 18 anos e com comprovante de residência ou título de eleitos no município.

De acordo com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Roberto Carneiro, a expectativa é grande para a bola começar a rolar no Campeonato Rural de Futebol Amador. "Será a maior competição amadora da história do Espírito Santo, integrando o território capixaba de Norte a Sul. Os municípios estão preparando suas seleções ou escolhendo equipes locais para representá-los, por isso, com certeza teremos um ótimo nível técnico, com a descoberta de vários talentos, inclusive podendo abastecer o nosso futebol profissional", disse.

De acordo com o gestor de Esportes Gilmar Mariano, esse campeonato é imprescindível para os municípios. "É uma oportunidade de unir todos os municípios na prática do esporte que é paixão nacional, além de ser uma forma de montar uma seleção municipal, com os melhores jogadores amadores que o município tem", destaca.

Os paratletas de basquete e rúgbi contemplados já realizam seus treinos durante a semana no CT de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na sede da Sesport. Já os de atletismo, a partir de um projeto pioneiro no Estado na modalidade, também vão iniciar o treinamento.

Confira a tabela do Campeonato Rural (primeira fase)

NORTE

Região 1 (Jogos de ida dia 24/03. Volta, 07/04)

Ponto Belo X Barra de São Francisco