Vigilância em Saúde alerta para cuidados na hora de comprar e consumir pescados

Na Semana Santa, o consumo de peixes e frutos do mar aumenta. Mas é preciso ficar atento a algumas questões importantes para não perder o prato. Para dar todas as orientações necessárias, a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Viana traz alguns alertas.

Os frutos do mar devem ser comercializados frescos e/ou resfriados, congelados ou seco. O pescado fresco/resfriado é aquele que nunca foi congelado e é mantido no gelo. "É dessa forma que é comprado nas peixarias, onde podemos conferir a cor das brânquias, os olhos e se a carne está firme", disse a gerente da Vigilância em Saúde Flávia Riegert.

Ela enfatiza, ainda, que os crustáceos devem apresentar a coloração própria e não podem apresentar cor alaranjada ou escura na carapaça. Para consumir os mariscos, o cuidado deve ser dobrado. Se for consumir marisco fresco, como as ostras vendidas na praia, por exemplo, elas devem estar vivas. Os polvos e lulas devem estar com a carne consistente e elástica.

A Vigilância em Saúde do município ainda alerta: para manter o valor nutricional do pescado e frutos do mar, é importante evitar que eles sejam congelados e descongelados, pois, além de perder qualidade, o pescado pode causar problemas à saúde.

Peixe seco

Bacalhau, sardinha, merluza, manjuba e corvina são alguns peixes salgados, bem conhecidos. Na região norte, o pirarucu é conhecido como o “bacalhau da Amazônia” e na Bahia é muito comum comer camarões secos.

Esses peixes também precisam de cuidados. Procure saber se foi armazenado em local limpo, protegido de poeira e insetos. Por ficar sempre exposto sem congelamento, observe se tem mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas (elas podem significar que a salga não foi completa), limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável.

Informações à População

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br