Alunos do Núcleo do Gerar de Vila Bethânia recebem certificados

A cada formatura o Programa Gerar se especializa em gerar oportunidades, renda e qualificação para o morador de Viana. Na manhã deste sábado (24), quase 300 pessoas foram para a Formatura pegar o certificado de conclusão de um dos 12 cursos oferecidos para o Núcleo de Vila Bethânia.

A formatura foi realizada na Igreja Matriz de Santa Clara, onde as aulas aconteceram. Além dos alunos, familiares e amigos também foram prestigiar. O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado Vandinho Leite, o secretário de Desenvolvimento Social Ledir Porto e os instrutores do programa Oportunidades estavam presentes para a entrega do diploma.

Encostado por ter perdido o movimento dos dedos, o Sr. Carlos Alberto Pereira dos Santos, voltou para a sala de aula em busca de uma nova oportunidade de trabalho, fora de sua área. “Eu sempre trabalhei como montador e operador de máquina, mas após o acidente, não pude mais, estou esperançoso de que vou conseguir trabalhar”, afirmou

Para o secretário Ledir Porto cada formatura dá um novo ânimo para todos os envolvidos no programa. “Cada pessoa que nos ajuda no programa está feliz com essa formatura, a presença de vocês faz a gente ter mais vontade de buscar parcerias para ofertar mais capacitação”, destaca.

As aulas

No começo do curso é comum que muitos não se sintam à vontade na sala de aula, para alguns é como um retorno à casa de um familiar distante, para outros é mais um dia de aula.

Mas aos poucos, os professores vão conseguindo despertar o interesse de cada um e a possibilidade de ingressar ao mercado de trabalho torna cada aula mais interessante.

Os cursos são realizados três vezes na semana, com duração média de 40 horas. As aulas acontecem no Centro de Qualificação em Viana Sede e nos Polos de Vila Bethânia, CRAS de Marcílio de Noronha, CRAS de Vale do Sol.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota