Nossocrédito de Viana recebe prêmio do Bandes

A semana começa com prêmio para Viana. O município, que já concedeu mais de R$ 14 milhões em créditos para microempreendedores nos últimos cinco anos e fechou 2017 com quase R$ 2,4 milhões em créditos para o pequeno empreendedor, teve reconhecimento estadual. A equipe do Programa Nossocrédito recebeu o prêmio na categoria "Prata", concedido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), durante  o 13º Encontro Estadual do Nossocrédito, em Domingos Martins.

Os agentes de crédito de Viana Cristian Covosque Schultz, Fávio Santos e Andrezza Gasparini e a secretária de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano Gabriela Siqueira receberam a premiação. Na solenidade, estavam, também, representantes de diversos municípios, agentes de crédito, representantes dos órgãos parceiros do programa e o vice-governador César Colnago.

Para Gabriela este prêmio vem consolidar o trabalho desenvolvido no município. “O Programa Nossocrédito em Viana cresce a cada ano porque os agentes trabalham dentro das comunidades reforçando a importância do micro empreendedor. Neste contexto, eles promovem o empréstimo é uma forma de expandir o seu negócio”, destaca.

A premiação é oferecida pelo Bandes, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banestes, Agência de Desenvolvimento Econômico das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), ACB/ES, prefeituras municipais e Governo do Estado. O reconhecimento é em função dos destaques alcançados no ano anterior. Para receber a premiação, os municípios tem de bater as metas exigidas pelo programa.

Além da premiação, os agentes participam de uma formação para atividades e planejamento, definição de metas e estratégias de atuação para o ano de 2018.

Nossocredito em números

O ano de 2017 foi um ano de empreendedorismo para o vianense, que, na contramão da crise, viu oportunidade nos negócios. O Programa Nossocrédito fechou o ano de 2017 batendo recode! Somado ao crédito concedido para o Rodrigo, o programa chegou ao fim do ano com cerca de R$ 2,4 milhões de créditos concedidos.

Os números superaram os alcançados nos anos anteriores de 2016, de R$ 1.819.914, e 2015, com R$ 2.281.805. Foram quase 300 operações realizadas de janeiro a dezembro, sendo Marcílio de Noronha o bairro com maior número de público atendido, totalizando 59 operações realizadas. Os bairros Nova Bethânia e Universal também se destacaram, com 33 e 28 operações, respectivamente.

O bairro Marcílio de Noronha se destaca com 59 pedidos de empréstimos, seguida por Nova Bethânia com 33 e o bairro Universal com 28. O valor médio do crédito é de R$ 5.443,22 por pessoa.

De 2011 a 2017, foram realizadas mais de duas mil operações aprovadas.  As mulheres se destacam no microcrédito. Elas são responsáveis por 55% dos empréstimos para atividades comerciais na área urbana para o giro de mercadoria.

Aumento de Microempreendedores

Viana está se tornando, cada vez mais, empreendedora. O número de microempreendedores individuais no município não para de crescer. Em 2012, o total era de 1.185. Atualmente, são 3.757 vianenses gerando sua própria renda. Isso representa um crescimento de 317%, o maior da Grande Vitória. De dezembro de 2016 a dezembro de 2017, por exemplo, foram realizados 620 registros como Microempreendedor Individual (MEI) no município.

Para alavancar seus negócios, muitos empreendedores do município recorrem ao Nossocrédito. Nestes primeiros meses de 2018, 31 operações já foram aprovadas no município, o que totalizou um valor de R$ 298.151,00.

Entre as várias ações, destacam-se: a criação dos cargos de agente de desenvolvimento, que são peças-chaves no contato com os microempreendedores; o Programa Nossocrédito, com taxas de juros menores que as do mercado; a criação do Centro do Empreendedor, em Marcílio de Noronha, que concentra todos os serviços necessários em um só lugar; placas de identificação do empreendedor, para que os que trabalham em casa saiam do anonimato; a unidade móvel do empreendedor local, que percorre todos os bairros do município oferecendo todos os serviços do Centro do Empreendedor, e a disponilibilização de cursos e capacitações para que os microempreendedores continuem no mercado.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota