Alunos de Jucu apresentam propostas para V Conferência Meio Ambiente

O Reflorestamento das margens do Rio Preto, em Araçatiba, foi a proposta escolhida para ser a representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Orestes Souto Novaes, em Jucu, na etapa municipal da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A apresentação dos projetos foi realizada na terça-feira (27), pelos estudantes da unidade de ensino. Nesta quarta-feira (28), será a vez dos alunos da EMEF Professora Divaneta Lessa de Moraes, de Campo Verde, apresentarem suas propostas.

A partir do tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, os estudantes da EMEF Orestes elaboraram, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar, três propostas para problemas ambientais identificados por eles. A primeira foi da captação da água da chuva para irrigar a horta da escola. A segunda proposta foi de campanha porta a porta de conscientização para desperdício da água e a terceira proposta foi de reflorestamento da mata ciliar às margens do Rio Preto.

Segundo o professor Wagner Meira dos Santos, responsável por conduzir os estudantes na elaboração dos projetos na etapa municipal da Conferência, as propostas apresentadas têm grande importância para meio ambiente, no entanto, a escolha pelo reflorestamento foi devido ao impacto ambiental mais abrangente. “O reflorestamento vai trazer benefícios para uma comunidade inteira”, destacou.

As propostas escolhidas na Conferência das Escolas serão apresentadas na etapa municipal, onde as escolas se reunirão para apresentar e debater os projetos de ação escolhidos nas Conferências nas Escolas. Na Conferência Estadual será realizada a eleição da delegação e de um projeto de ação escolhido do conjunto de propostas das escolas que representará o Estado na Conferência Nacional.

Conferência

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

A Conferência Nacional é o encontro nacional das delegações estaduais para realização oficinas, atividades culturais e diálogos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados nas etapas Estaduais e Distrital.

Serão aproximadamente 460 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, de todo pais, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos, participar de oficinas.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Vinícius Nascimento