Projeto Ecoviver: professores participam de capacitação sobre conscientização ambiental

Profissionais da Educação participaram na quinta-feira (05) de capacitação que incentiva à abordagem nas escolas às questões voltadas para a sustentabilidade por meio de encenações teatrais. A formação foi uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esportes e Lazer de Viana com o Projeto Ecoviver. Os profisisonais das escolas do município se reuniram para esse workshop com oficina de teatro no Centro de Formação de Vila Bethânia.

O objetivo do projeto, que é patrocinado pelo Ministério da Cultura através da lei Rouanet e Eco 101,  é transformar a realidade voltada às questões que envolvem a sustentabilidade na comunidade escolar, por meio das peças teatrais. De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ecoviver, Bruna Silva Santos “o Ecoviver trabalha com a sustentabilidade colocando em foco os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse.

De acordo com a Técnica Pedagógica da Secretaria de Educação de Viana, Renata Lyrio, "por meio da formação os professores levam toda essa bagagem para a sala de aula, colocando o aluno como protagonista destas ações", afirmou.

E essas ações já estão frutificando. A professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha, Flávia Ribeiro, relata a experiência que teve com os alunos. “Em 2017, os professores se reuniram a compramos garrafas com água mineral, colocamos uma logomarca e distribuímos para os alunos, orientando sobre o hábito de tomar água. Este ano, um aluno do 2º ano, abordou uma professora recém chegada na escola, sobre o hábito de tomar água, colocando a quantidade que realmente bebe, para não jogar fora”, afirmou.

A professora ressalta que essa ação tem muito valor para todos os professores. “Quando ficamos apenas no diálogo o aluno pode absorver ou não,. Mas o gesto concreto por meio do projeto nos deu um resultado maravilhoso”, disse.

Serviço

Ao longo de todo o mês, os professores da rede continuam com as capacitações. Confira as capacitações:

Data: Sexta-feira (06)

- Formação do COC – Conhecimento Complementar

Data: Quarta-feira (11/04)

- Formação Educação Infantil: Educação. Física

Data: Quinta-feira (12/04)

- Formação de 4º e 5º anos

Data: Sexta-feira (13/04)

- Formação Educação Infantil: Arte

Data: Segunda-feira (16/04)

- Formação de professores (as) de Português e inglês do 6º ao 9º ano