Autismo é tema de peça teatral em escola de Areinha

A manhã desta sexta-feira (06) foi diferente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Paulo Sobrinho, em Areinha. Em comemoração ao Dia do Autismo, comemorado no início da semana, foi realizada a peça “Uma joaninha diferente”. O objetivo foi chamar a atenção dos alunos contra o preconceito com autistas.

Cerca de 20 crianças, entre elas alunos especiais, do 3º, 4º e 5º ano encenaram a história de uma joaninha, que não tinha bolinhas brancas nas asas e, por isso, era excluída pelas outras da espécie. Segundo a responsável pelos ensaios da peça, a professora de Educação Especial da escola, Márcia Pereira dos Santos Lopes, foi uma forma encontrada para desenvolver melhor o tema entre as crianças. “Os alunos aprendem e se conscientizam melhor com atividades lúdicas, como o teatro, que envolvem a imaginação”, disse.

Quem também assistiu à peça foi Iranildes Fernandes Lima, moradora de Areinha. Ela é mãe de uma criança autista que participou da peça e acha que teatros como esse são muito importantes para que os portadores de autismo possam ser respeitados na sociedade. “Falar sobre o tema para as crianças é importante para que elas aprendam logo cedo que é necessário respeito" disse Iranildades, que faz parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viana (Comdipedevi).

Ao todo, na rede de ensino em Viana, são 90 alunos autistas, todos atendidos pela equipe da Educação Especial da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer de Viana. Referência em Educação Especial com ênfase no Autismo, a EMEF João Paulo Sobrinho atende, atualmente, a dez alunos com esse tipo de deficiência.

“O objetivo da encenação da peça teatral foi conscientizar os demais alunos da escola sobre a importância do respeito às diferenças”, afirmou a gerente de Educação Especial Gabriela Roncatti.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Naiara Gomes