Alunos de Canaã e Universal participam de aula inaugural dos cursos do Gerar e Oportunidades

Os alunos selecionados para os cursos de qualificação profissional do Programa Gerar e do OportunidadES participaram nesta terça-feira (10) da aula que deu início às atividades no Núcleo de Canaã e Universal. As aulas foram realizadas na 1ª Igreja Batista de Canaã e Igreja Batista Nova Vida, em Universal. A solenidade contou com a presença do prefeito Gilson Daniel, do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Camila Dalla Brandão e demais autoridades.

Ao todo, mais de 500 moradores foram selecionados para os cursos Almoxarife, Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar de Estoque e Armazenamento, Auxiliar de Logística e Produção, Auxiliar de Rotinas Administrativas, Auxiliar de Secretaria, Biscoitos Caseiros, Confeitaria Avançada, Fotografia, Panificação, Porteiro, Balconista de Farmácia, Cuidador de Idosos, Design de Sobrancelhas, Maquiagem Básica, Recepcionista, Doces para Festas, Panificação, Porteiro, Preparação de Salgados.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) Camila Dalla Brandão, relembrou que a oferta de cursos do OportunidadES é feita com base em um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que aponta as áreas para empreender. “Com base neste estudo, foram montadas opções de qualificações de curta duração para atender à demanda do mercado de trabalho”, esclareceu.

Durante o evento, o prefeito Gilson Daniel de as boas vindas as alunos e lembrou que as oportunidades de qualificação gratuita são uma das ferramentas de inclusão quem podem abrir as portas para que precisa retornar ao mercado de trabalho mais qualificado. “A busca por uma oportunidade no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. As empresas estão procurando profissionais mais especializados. Por isso, é essencial que as pessoas estejam sempre em busca de novas formações”, destacou.

Desempregada a pouco mais de um ano, a moradora de Marcílio de Noronha, Saratyelly Rodrigues de Freitas, foi selecionada para o curso de Auxiliar de Rotinas Administrativas no Núcleo de Canaã. Ela conta que viu na capacitação a oportunidade de se recolocar no mercado de trabalho. “Enquanto não encontro um novo emprego, estou me preparando para as novas chances”, explicou.

Já Nayara Campos foi selecionada para capacitação de Rotinas Administrativas do Núcleo de Universal. A moradora de Universal revela que o curso de qualificação faz parte de seus novos planos profissionais. “Com esse curso quero crescer profissionalmente. Já trabalho, mas quero me manter atualizada as novidades do mercado de trabalho”, contou.

Aula Inaugural - Polo Viana

Data: 25 de abril

Horário: 19 horas

Local: Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa (Avenida Jones dos Santos Neves - Vila Bethânia)

Cursos: Auxiliar de Logística e Produção, Auxiliar de Rotinas Administrativas, Auxiliar de Serviços Gerais, Balconista de Farmácia, Bolos Artísticos, Confeitaria Avançada, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil, Design de Sobrancelhas, Doces para festas, Garçom, Informática Avançada, Informática Básica, Maquiagem Básica, Porteiro, Recepcionista, Redes de Computadores.

Formaturas

- Núcleo de Nova Bethânia

Data: Quarta-feira (11)

Horário: 16 horas