Quadra da EMEF Padre Antunes é inaugurada

Mais esporte e lazer para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antunes Siqueira. Agora eles contam com a quadra esportiva Elisa Lessa de Moraes Firme, inaugurada na noite desta quarta-feira (11). A cerimônia contou com a participação do prefeito Gilson Daniel, da secretária de Educação, Esportes e Lazer, Luzian Belisário, da secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Gabriela Siqueira de Souza .

Na ocasião, também foi inaugurada a Ponte de Santo Agostinho, em frente à escola, e foram assinadas as ordens de serviço de acesso à ponte, da Rua Paris e das melhorias de iluminação nas ruas Beira Rio, Governador Rubim e Heribaldo Lopes Balestrero.

Segundo o prefeito Gilson Daniel, essas obras fazem parte dos cerca de R$ 26 milhões que serão investidos em obras em diversos bairros para a melhoria da infraestrutura urbana de Viana nos próximos 90 dias, por meio do Programa Municipal de Obras (PMO). “Estamos fazendo um esforço muito grande para fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver. Só essas ordens de serviço assinadas hoje chegam a quase R$ 1 milhão de investimentos. Estamos devolvendo o que a população paga de imposto. Os recursos do IPTU são importantes para obras como a dessa quadra”, ressaltou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Esportes e Lazer Luzian Belisário, a nova quadra foi muito esperada pela comunidade de Viana Sede e trará muita qualidade de vida para os alunos da escola. “Viana nunca teve uma quantidade de obras e trabalhos na educação como está tendo agora. Isso nos orgulha muito”, afirmou.

O nome da quadra foi em homenagem à mãe da atual diretora da EMEF Padre Antunes Siqueira, Nilza Moraes Firme Ribeiro. Elisa Lessa de Moraes Firme, falecida em junho do ano passado, foi professora na rede estadual de ensino durante 33 anos. Suas seis filhas também são professoras. E não para por aí: cinco noras e seis netas seguiram o mesmo caminho. “A família toda está muito emocionada com a homenagem”, contou, sorridente.

Saiba mais sobre as obras

A nova quadra da EMEF Padre Antunes Siqueira, nomeada Elisa Lessa de Moraes Firme pela Lei 2.895, de 16 de outubro de 2017, teve um investimento de R$ 475.789,29 e será mais um espaço para o desenvolvimento das atividades esportivas na unidade de ensino e na comunidade.

A ponte do bairro Santo Agostinho conta com 12 metros de comprimento, estrutura que facilita a passagem de moradores e de alunos da região, por estar próximo à escola. O investimento de R$ 130.796,73 foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Viana e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura.

A Rua Beira Rio, onde a escola está localizada, receberá pavimentação asfáltica, contando com o investimento de R$ 71.010,54. O acesso à ponte Santo Agostinho receberá pavi-s e terá o investimento de R$ 75.782,23. Ambas as obras serão realizadas com recursos próprios.

A iluminação pública na região também vai passar por mudanças. Com a assinatura da ordem de serviço, a Rua Beira Rio receberá sete novas luminárias e nas ruas Governador Rubim e Heribaldo Lopes Balestrero serão feitas as trocas de luminárias de vapor de sódio por luminárias de vapor metálico. O investimento de R$ 22.623,56 é com recursos próprios e o prazo de execução e de 90 dias.

Informações à População
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Secretaria de Comunicação, Cultura e Turismo | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira