Viana inicia Campanha de Vacinação contra Gripe a partir do dia 23

Começa na próxima segunda-feira (23) e segue até o dia 1º de junho a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) em Viana. Além da vacinação nas Unidades de Saúde, os dias 12 e 19 de maio são Dias D da campanha. A imnunização é direcionada para um grupo prioritário, de crianças de 6 meses a 4 anos, de 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas,  trabalhadores da Saúde, pessoas com 60 anos ou mais, dentre outros.

Dias D

Durante dois sábados, nos dias 12 e 19 de maio, as equipes da Saúde farão campanha das 8 às 17 horas. Em cada um dos dias a ação será em bairros específicos. No dia 12 de maio (sábado) será dia D nas Unidades de Saúde dos bairros Industrial, Marcílio de Noronha, Universal, Ipanema, Jucu e Araçatiba. Já no dia 19 de maio, serão nas Unidades de Saúde dos bairros Morada de Bethânia, Nova Bethânia I, Areinha, Vila Bethânia, Soteco, Bom Pastor e Viana Sede.

Quem pode tomar a vacina

De acordo com o Ministério da Saúde existe um grupo de pessoas que é chamado de grupo prioritário. Confira quem pode ser vacinado:

- crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias depois do parto), trabalhadores da Saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais, população privada de liberdade, funcionários do Sistema Prisional, portadores de doenças crônicas e professores ativos.

De acordo com a gestora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Viana, Maria Angélica Callegario Vieira, as pessoas que fazem parte desses grupos devem apresentar identidade, cartão de vacina e uma identificação correspondente ao grupo. “Por exemplo, uma gestante com sete meses, não precisa mostrar o teste de gravidez, apenas o cartão da gestante”, afirma.

Salas de vacinação funcionam de acordo com a rotina de cada Unidade de Saúde

Maria Angélica informa, ainda, que fora os dias D, as salas de vacina funcionam no horário normal de atendimento de acordo com cada Unidade de Saúde. Tomar a vacina contra a gripe é muito importante. A gripe influenza é diferente de resfriado. “O quadro de influenza é muito delicado, a pessoa pode ter dificuldade de respiração e até evoluir a óbito”, disse a gestora.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota