Carrinho Literário estimula prática da leitura entre estudantes de Viana

Toda segunda-feira é dia de compras para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Gislene Silva Queiroz, em Caxias do Sul. E na lista dos estudantes estão contos infantis, poesias, fábulas, entre outros gêneros literários. A atividade, que visa estimular o hábito da leitura entre os alunos, faz alusão às compras feitas em supermercado e usa o carrinho como principal ferramenta para tornar a atividade ainda mais divertida. E nada melhor que este exemplo para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, nesta quarta-feira (18).

A atividade está inserida no projeto de leitura “Ler e Escrever é Comigo e Com Você” , desenvolvido com os alunos de 1º ao 5º ano da unidade de ensino, que conta, ainda, com a “Geladeira Literária” e o “Cantinho da Leitura”. De acordo com a professora responsável pelo projeto, Tatyana Braga Rogers, a atividade passou a ser desenvolvida na escola após identificarem em alguns alunos dificuldades em desenvolver na leitura.

“Buscamos criar ferramentas e mecanismos lúdicos capazes de desenvolver a imaginação dos alunos, proporcionando mais prazer à prática da leitura. Com o “Carrinho Literário” percorremos as salas de aula onde os alunos escolhem quais livros vão levar para casa, numa espécie de compra em supermercado. Já a nossa “Geladeira Literária” fica à disposição dos estudantes, no pátio da escola, para leitura também durante o recreio”, explicou.

"De forma lúdica, o interesse pela leitura foi crescendo entre os estudantes", garantiu a diretora da instituição, Maria da Penha Siqueira Novaes. Segundo ela, além de fomentar o hábito da leitura, o projeto instiga a curiosidade das crianças a buscar novas palavras no dicionário, novos significados por meio dos sinônimos. “Desde que o projeto foi iniciado já notamos uma grande melhora na escrita, na fala e, principalmente, na leitura”, revelou.

Os estudantes Letícia Chaider dos Santos, Marcos Antônio Corrêa de Jesus e Gabriel Nelis de Oliveira, ambos do 4º ano, são alguns dos destaques do projeto. Com mais de 50 livros lidos, Letícia confirma que aprendeu novas palavras desde que começou a ler mais livros. “Gosto de ler. Quando termino minhas atividades em sala de aula vou para o cantinho da leitura para ler meus livros”, disse.

Novos livros

E, para enriquecer o acervo das bibliotecas das escolas do município, mais de 40 mil novos livros foram entregues para auxiliar no desenvolvimento das atividades dos alunos da rede municipal. Além dos novos livros, mais de cinco mil recursos lúdicos com jogos pedagógicos, brinquedos para parquinhos e áreas de lazer já estão nas escolas. Os equipamentos foram entregues no início do ano letivo de 2018 e fazem parte da maior entrega de recursos já realizada na educação do município.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Vinícius Nascimento