Mão de obra de reeducandos na limpeza pública gera economia de R$ 16 milhões

O uso da mão de obra de reeducandos na limpeza pública em Viana já gerou uma economia de R$ 16 milhões para os cofres públicos da cidade nos últimos quatro anos. O trabalho de varrição, capina, poda de árvore, entre outros serviços de limpeza e manutenção são realizados pela equipe de garis contratados e detentos do sistema prisional capixaba, por meio de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Além da redução dos gastos com o serviço de limpeza, a iniciativa auxilia na ressocialização de presos condenados no regime semiaberto. Segundo o prefeito Gilson Daniel, a economia feita possibilita que os recursos sejam destinados para realização de outras melhorias pelo município. “Nos últimos quatro anos podemos destinar o que economizamos com limpeza para obras importantes”, esclareceu.

Cidade Linda é Cidade Limpa

As ações de limpeza executadas pelos reeducandos estão inseridas no Programa “Cidade Linda é Cidade Limpa” da Secretaria de Serviços Urbanos e Rurais do município. O programa, que visa manter a cidade limpa e organizada, já atuou em diversos bairros com mutirões de limpeza e na transformação de pontos de descarte irregular de lixo em áreas de lazer dentro das comunidades.

Para o secretário de Serviços Urbanos e Rurais Cézar Lázaro, o trabalho ajuda na orientação aos moradores para despejar lixos e entulhos apenas no dia e horário da coleta do caminhão de lixo. “Assim evitamos entupimento na rede de esgoto e possíveis enchentes no período de chuva forte”, destacou.

Selo Social

A iniciativa do município, em oportunizar a geração de mão de obra junto aos reeducandos, neste processo, também, de ressocialização, rendeu um reconhecimento do Governo do Estado, por meio da entrega do Selo Social em 2015 e 2016.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Vinícius Nascimento