Unidades de Saúde fazem agendamentos para consultas

Vanessa Catarino Sarmento, de Vila Bethânia, esteve na Unidade de Saúde do bairro para uma consulta médica de rotina. Sem precisar enfrentar filas, ao chegar na unidade ela logo já estava dentro do consultório sendo atendida. Assim como ela, que também leva a família para acompanhamento médico no local, os moradores de outros bairros como Ipanema, Universal, Industrial, Nova Bethânia e Bom Pastor também já vão à consulta com hora marcada. Com a nova didática de trabalho, a Secretaria de Saúde do município tem como objetivo garantir agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão.

“Agora é só chegar no horário marcado e pronto”, destacou Catarina, que enfatizou a alegria em não precisar mais esperar pela consulta na fila. O agendamento funciona de forma simples e manual, mas de acordo com o secretário Luiz Carlos Reblim a iniciativa é muito eficaz.

“O nosso foco é manter a organização e ajudar a população que precisa de atendimento médico. Com o agendamento, a pessoa que tem horário marcado para às 10 horas da manhã não precisa ir às 7 horas, por exemplo, o que acontecia muito. Com isso, o paciente otimiza o seu tempo e as unidades não precisam ficar cheias de pacientes aguardando por um logo período”, afirma Reblin.

Agendamento

Para agendar a consulta, o paciente precisa ir pessoalmente à Unidade de Saúde da sua região. Lá, a recepcionista já fará o agendamento, informando o dia e horário da consulta. É preciso levar: documento pessoal com foto, o cartão do SUS e o Cartão da Família, fornecido pelo Agente de Saúde durante visitas às residências.

Confira quais agendamentos são feitos:

- US Ipanema, Universal, Industrial, Nova Bethânia, Vila Bethânia e Bom Pastor: agendamentos para consultas no geral.

- US de Industrial e Nova Bethânia:  agendamentos para  consultas de gestantes e mulheres de resguardo (até 45 dias após o parto).

- US de Bom Pastor: agendamento é somente para as gestantes.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota