Animais empalhados motivam consciência ambiental nas escolas

Cachorro-do-mato, Tatu-canastra, Tatu-galinha, Tamanduá-mirim, Lagarto, Onça-pintada, Preguiça, Jacaré-de-papo-amarelo, Sagui-da-cara-branca, papagaio e um pássaro Atobá. Todos ao alcance das mãos dos pequenos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lydia Eliete de Souza, em Campo Verde. A oportunidade foi com animais empalhados mas a sensação foi bem real e possível durante uma aula dinâmica, diferente e divertida junto ao militares do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) na última sexta (20). Nesta segunda-feira (23) a vez foi dos alunos da Escola muniicpal de Ensino Fundamental (EMEF) Araçatiba.

Os soldados Venâncio, Scárdua e Mattos realizam palestras em escolas na Grande Vitória e usam este acervo de animais empalhados para conscientizar os estudantes e as comunidades.  Vítimas de atropelamento, de caçadores e por serem resgatados sem vida em cativeiros, eles, hoje, são instrumentos de ensino aprendizagem nas unidades de ensino de Viana, onde os alunos são motivados à refloexão acerca da preservação da natureza.

“Falar sobre preservação é uma necessidade, nós levamos esse projeto para todas as etapas escolares. Para cada fase, usamos uma linguagem diferente com o objetivo de alcançar o entendimento deles. E, aqui, nós estamos plantando uma sementinha”, disse o soldado Venâncio.

Para a diretora do CMEI Maria José Soares Majoni ,a exposição desses animais fortalece o trabalho que as professoras Valesca de Souza Reis e Sueli Santos de Carvalho desenvolvem com os alunos em sala de aula. “A Educação Ambiental faz parte da grade disciplinar de Viana e nós, que iniciamos a educação deles, somos os responsáveis por apresentar o tema”, destaca.

A programação com militares do Batalhão da PM Ambiental nas escolas é uma programação em conjunto entre as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Viana.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota