Projeto inclui Libras durante aula nas escolas de Viana

Quem já se imaginou sem conseguir ouvir o barulho da chuva, a música preferida ou a explicação de um professor durante a aula? Difícil, né? Mas essa é a realidade de muitos estudantes matriculados na rede de ensino de Viana. Com objetivo de “romper” a barreira da falta de comunicação entre os alunos surdos e não surdos matriculados na rede de ensino, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer passou a promover o “Momento Libras” nas escolas do município. A iniciativa merece destaque no Dia Nacional da Educação dos Surdos, celebrado na segunda-feira (23).

O projeto tem o objetivo de sociabilizar os alunos e foi criado após ser identificada a dificuldade de comunicação entre as estudantes Vitória Arruda Farias e Ana Júlia Da Silva, alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Doutor Denizart Santos, em Industrial, com os demais colegas da escola. “Notamos que elas ficavam isoladas dos demais colegas e a forma que encontramos de aproximá-los foi inserir a Libras na rotina escolar”, disse a gerente de Educação Especial de Viana, Gabriela Roncatti.

O “Momento Libras” é realizado nas escolas Doutor Denizart Santos, em Industrial, Constantino José Vieira, em Marcílio de Noronha e Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede, onde existem alunos com deficiência auditiva. Ao todo, cerca de 700 alunos participam do momento em sala de aula. “Hoje a comunicação entre os alunos ficou mais facilitada o que fortaleceu o laço de amizade”, destaca o diretor da escola Denizart Santos, Fabrício Nascimento.

A iniciativa recebeu a aprovação dos estudantes que entenderam a necessidade de aprender a linguagem para se comunicar com as alunas deficientes, além de ter sido um dos grandes vencedores do Prêmio da Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo, o Inoves em 2016 na categoria práticas transformadoras, com o projeto Libras: Linguagem Brasileira de Sinais - Mãos que Transformam.

Projeto “LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, mãos que transformam”

O projeto foi o vencedor do Prêmio Inoves no ano de 2016 e surgiu da necessidade de promover a cidadania dos estudantes com deficiências auditivas, matriculados nas escolas municipais de Viana, de modo a oferecer os aparatos necessários para aquisição do conhecimento e interação social. A partir disso, o objetivo é oferecer aos alunos ouvintes, profissionais das escolas, servidores públicos e munícipes, conhecimentos de LIBRAS, para a integração entre alunos surdos e pessoas ouvintes.

Para tanto, é oferecido, desde 2015, o curso por meio do “Momento LIBRAS” para alunos ouvintes e para funcionários de outras secretarias, à comunidade interessada, familiares e Polícia Militar, cursos com carga horária de 60 horas. Com isso, os resultados alcançados foram a capacitação de 150 pessoas e 750 alunos promovendo, assim, uma expansão da interação dos alunos surdos com os ouvintes da comunidade escolar e sociedade civil.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Vinícius Nascimento