Viana sedia lançamento de projeto para médios produtores capixabas

O Parque Rota das Garças, em Viana Sede, foi palco nesta segunda-feira (23) do lançamento do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Médios Produtores do Espírito Santo. O ATER é uma parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estiveram presentes representantes de Viana, Cariacica, Fundão, Vila Velha, Guarapari e Serra.

Segundo a coordenadora do projeto, a gerente de Integração e Acompanhamento de Projetos do Incaper, Pierângeli Aoki, o objetivo do ATER é aumentar a produtividade dos médios produtores e levar inovação tecnológica e sustentabilidade para as propriedades rurais. “Além disso, o projeto vai capacitar os técnicos de extensão, tanto do Incaper quanto das secretarias dos municípios, para que eles sejam capazes de passar uma assistência técnica mais qualificada”, afirmou Pierângeli Aoki.

Ao todo, 173 médios produtores de 41 municípios do estado, incluindo Viana, serão contemplados com o projeto até dezembro de 2019. Eles fazem parte de quatro cadeias produtivas: pipericultura (pimenta do reino), bovinocultura, heveicultura (seringueiras) e sistema agroflorestal.  Em Viana, serão cinco médios produtores: três da heveicultura e dois do sistema agroflorestal.

Para o gerente do Departamento de Desenvolvimento Rural de Viana, Antônio Carlos Esquincalha, o projeto será importante para o desenvolvimento rural do município.

Saiba mais

Para ser considerado médio produtor, é necessário que sua propriedade tenha mais de quatro módulos fiscais, o que corresponde a 48 hectares. Produtores com propriedades de até quatro módulos fiscais, mas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 1,76 milhão por ano, também se encaixam na categoria.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Naiara Gomes