Cidade Linda é Cidade Limpa: uma ação a muitas mãos para levar qualidade de vida às comunidades

Uma prática que, em conjunto, pode ganhar ainda mais força. Uma cidade limpa pode ser feita a muitas mãos. Da equipe de garis, que dia a dia está nas comunidades com tantas ações, às comunidades, que se unem ao bem-estar de todos para a garantia da qualidade de vida dos moradores. É neste sentido que o Programa Cidade Linda é Cidade Limpa se une às comunidades com mutirões de limpeza, limpeza de pontos viciados de lixo e recolhimentos de móveis usados com o Papa-Móveis.

O programa começou em 2017 e segue neste ano com diversas ações nos bairros. Com o Papa-Móveis este trabalho já rendeu no recolhimento de mais de 100 móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os atendimentos são feitos por agendamento e é uma ferramenta que auxilia na manutenção da limpeza da cidade. "O fogão, a geladeira e o sofá, por exemplo, que muitos jogariam nos córregos do município, ou que deixariam nas calçadas, podem ter utilidade para alguém. O recolhimento com o Papa-Móveis evita que eles sejam despejados em locais impróprios e ainda podem fazer alguma família necessitada feliz", disse o secretário de Serviços Urbanos e Rurais (Semsur), César Lázaro.

Para ser atendido, o morador tem que ligar e fazer o agendamento junto à Semsur. Um caminhão vai até a casa do morador e recolhe. Esse móvel, eletrodoméstico ou eletrônico que não tem mais utilidade é destinado para a secretaria de Desenvolvimento Social, que faz os reparos e destina para às famílias cadastradas nos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

Ascamavi

E o que estiver quebrado e não tiver utilidade dentro do lar, vai para o lixo? Não! O material ainda pode e deve ser reaproveitado. E ele também tem destinação correta, vai para a Associação de Catadores e Materiais Recicláveis de Viana (Ascamavi), que atua em parceria com a Prefeitura de Viana.

A Associação desenvolve um trabalho importante na coleta seletiva dentro do município. Junto a este material reaproveitado, é de casa em casa que elas recolhem os produtos a serem reaproveitados. O grupo percorre os prédios municipais, escolas e as casas dos moradores para recolher papel, papelão e levar para a associação. Atualmente, a coleta seletiva porta a porta é feita na região da Grande Bethânia, que compreende os bairros Vila Bethânia, Nova Bethânia e Morada de Bethânia. Nas escolas o recolhimento é feito por meio dos coletores instalados por meio da parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação.

Educação Ambiental

E no ambiente escolar a conscientização ambiental rola solta. Os professores trabalham essa necessidade de parceria para um ambiente limpo, com consciência ambiental durante as aulas em todas as disciplinas. Além das aulas, os alunos visitam o Parque Rota das Garças para fazerem o passeio monitorado. De acordo com a gestora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Cíntia Cândido, as crianças aprendem muito com essa parceria com escola e parque. “No parque nós mostramos para os alunos como é feita a compostagem e, também, falamos sobre o nosso tratamento de águas cinzas, que é feito para diminuir a quantidade de poluentes de sabão antes de ser descartado” afirma.

Na comunidade

Todas essas ações são bem-vindas nas comunidades. O morador Dejair Nascimento Corrêa, mora em Viana Sede e tem um comércio na praça. Ele relata que a praça está sempre recebendo manutenção. “Essa limpeza ajuda muito o comércio local  e ter um ambiente limpo atrai muitos clientes e turistas para o local”, disse. Na praça foram instaladas lixeiras do Programa Cidade Limpa é Cidade Linda, assim como também no entorno do Ginásio Poliesportivo José Ribeiro Corrêa, em Vila Bethânia. O objetivo é que novas e mais lixeiras sejam instaladas em praças e outros pontos de maior movimentação de moradores.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota