Produtores do Assentamento Santa Clara recebem exame do solo para incentivo à agricultura

O incentivo ao desenvolvimento da agricultura local é o que tem feito a equipe da Prefeitura de Viana junto aos produtores do Assentamento Santa Clara. Na última terça-feira (25), uma reunião marcou o andamento a esta interação junto à equipe da Prefeitura e representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Após a entrega de mudas de banana e de aproximadamente cinco toneladas de adubo orgânico para a comunidade, a equipe da Prefeitura levou, agora, um exame feito do solo local, que indicará a medida adequada de adubação e os direcionamento para a realização de outros cultuvos na região.

De acordo com o gerente de Departamento de Desenvolvimento Rural Antônio Carlos da Silva Esquincalha, os moradores receberam um exame do solo. “Esse exame vai dizer para eles qual a medida de adubação que deve ser usada do adubo orgânico da usina de compostagem e dessa forma, o solo será devidamente corrigido e as outras culturas poderão ser plantadas”, disse.

O objetivo da reunião também foi ouvir as famílias e começar o planejamento de alternativas para que o assentamento venha a ter autonomia, que as pessoas assentadas consigam produzir, vender, empreender.

Participaram a gerente do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte (NAC) Ângela Paula Dutra, a gerente de Segurança Alimentar Marciele Vieira Ribeiro Wendler e a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Viana, Gisele de Jesus Carvalho.

Outras plantas

Antônio Carlos informa, ainda, que em junho deste ano, outra plantação será feita. “As bananeiras estão crescendo bem e em junho, vamos incluir as mudas de cacau, diversificando a plantação para que eles sempre tenham no que trabalhar e vender”, destacou.

Informações à População

Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Mota / Naiara Gomes / Vinícius Nascimento / Adeyvison Siqueira
E-mails:  comunicacao@viana.es.gov.br / secom@viana.es.gov.br

Texto: Andressa Mota